Topo

Conversa de Portão #70: A falta de creche é um problema de todo mundo

De Universa, em São Paulo

18/09/2022 04h00

Um terço das crianças de 0 a 3 anos mais pobres do Brasil está fora da creche por falta de vaga e há estudos que mostram que uma criança que frequentou a creche se sai muito melhor em atividades avaliativas em larga escala no Brasil do que aquela que não frequentou. Mas será que a creche é um problema apenas das mães ou pais ou de toda a sociedade?

Para discutir essa questão, este episódio de Conversa de Portão recebe a pedagoga Luciana Alves. O episódio tem o apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal no contexto da campanha "Eleições 2022: Escolha pelas mulheres e pelas crianças".

"É entre o nascimento e os seis primeiros anos de vida que se estrutura a aprendizagem da criança. Seu desenvolvimento motor, ela aprende a andar, ela aprende a falar, a conviver com outras pessoas para além dos seus familiares. Ela aprende sobre o mundo. Então o mais apropriado para essa criança é que ela conviva no ambiente que de alguma maneira provoca esse desenvolvimento" (a partir de 8:08 do arquivo acima).

Luciana explica que a creche começa, no Brasil, como uma reivindicação de mulheres trabalhadoras para terem a guarda dos seus filhos enquanto elas estão no trabalho. Começa no âmbito da assistência social, como uma política pública para favorecer mães trabalhadores, mas com o avanço dos estudos sobre o desenvolvimento infantil, a creche vira uma demanda da sociedade.

"Na verdade a creche entra nos direitos da mulher e também nos direitos da criança, como alimentação, saúde e segurança. Uma creche tem que estar em conformidade não só com a lei de diretrizes e bases da educação, mas também com o Estatuto da Criança e do Adolescente, é naquele espaço que a criança vai se desenvolver tendo resguardados todos os seus direitos tanto constitucionais" (a partir de 10:48 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.