Sueli Carneiro diz que Anielle Franco é 'farol de resistência'
Em surpresa emocionante, a ativista e intelectual Sueli Carneiro homenageou a educadora Anielle Franco durante o Prêmio Inspiradoras 2022, que aconteceu hoje (20), na Casa Natura Musical, em São Paulo. A irmã de Marielle foi homenageada do prêmio Hors Concours deste ano.
"O Instituto Marielle Franco, sob a liderança de Anielle, mantém-se como um farol de resistência pela salvaguarda da democracia e defesa dos direitos humanos e das mulheres", disse Sueli em um vídeo exibido durante a premiação.
Para Sueli, Anielle se tornou "involuntariamente símbolo da violência política que se abate, sobretudo, sobre mulheres negras" no Brasil. A intelectual também ressaltou que o atual momento do país é de "ódio e intolerância como tática de mobilização" política.
Após a homenagem, Anielle afirmou que tem lutado para que a morte da irmã não tenha sido em vão.
"Desde que encontrei minha irmã em 2018 com cinco tiros na cabeça naquele carro, eu podia ter seguido caminhos muito diferentes. Caminhos mais fáceis ou não, mas acreditei que podia ajudar a inspirar e protagonizar mulheres negras a partir da luta da minha irmã".
Ela também revelou que a mãe tem tratado um câncer de mama desde abril deste ano, tendo passado por três cirurgias desde então. "Ela falou para mim assim: 'não tem nada pior do que perder minha filha, agora um câncer'", contou.
Anielle também lembrou os ataques que ela e a família receberam após a morte de Marielle. "Eu fui cuspida na cara, com a minha filha no colo, quando o atual governou entrou só porque sou irmã de Marielle. Fui ameaçada, demitida de três escolas. As pessoas não reconheciam nossa dor, não tinham o mínimo de empatia com a dor de uma mãe que ouviu a filha ser xingada de diversos nomes."
A premiação é uma parceria parceria firmada entre Universa, a plataforma feminina do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher. Nossa missão é pesquisar e reconhecer iniciativas e, assim, dar maior visibilidade às mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.