Topo

Salvar o casamento no Caribe? Rabino cria retiro pra superar crise conjugal

Kenneth Jostock e Emily Jostock gostaram tanto que, além de recomendar para os amigos, viverão a experiência mais uma vez - Acervo pessoal
Kenneth Jostock e Emily Jostock gostaram tanto que, além de recomendar para os amigos, viverão a experiência mais uma vez Imagem: Acervo pessoal

De Universa, São Paulo

27/09/2022 04h00

O rabino Shlomo Slatkin e Rivka estavam casados havia cerca de um ano quando passaram por uma crise conjugal. "Estávamos no começo do casamento, com um filho pequeno, dormindo pouco e tínhamos problemas de comunicação", conta Sholomo, que mora em Maryland. Na época, o casal decidiu fazer terapia de casal. "Minha esposa veio de um lar com divórcio e tinha muita bagagem, eu sou de uma família mais estável, então tivemos alguns conflitos", disse em entrevista para Universa.

A experiência para eles foi tão positiva que Shlomo, que tem mestrado em psicologia, resolveu que ajudaria outros casais. "A terapia de casal transformou nossa vida, mostrou que tinha uma solução para o nosso sofrimento". E assim criou o "Couples Therapy Retreat Vacation" em português "Retiro de férias de terapia de casal" e garante que já ajudou mais de mil casais.

"Começamos a trabalhar com alguns grupos nos Estados Unidos, mas acreditávamos que seria legal se pudéssemos unir os ensinamentos a uma viagem de férias", conta. E foi assim que eles decidiram levar as sessões fechadas do consultório para resorts no Caribe.

Como funciona o retiro que promete salvar casamentos

Com duração de três dias, os casais que decidem participar do retiro precisam se preparar para assistir a palestras e dinâmicas para ajudar o relacionamento. Os dias são divididos em módulos e aulas diferentes e o objetivo principal aprender a se comunicar melhor.

Segundo Shlomo, a maior reclamação dos casais é a dificuldade de comunicação, o retiro foca em ensinar táticas de comunicação que melhoram a conexão entre os casais e aumenta a positividade sobre o que eles estão vivendo. Apesar de ser um rabino, ele garante que não há nenhuma relação com religiosidade nos ensinamentos.

No primeiro dia, há uma palestra para identificar os problemas da relação e uma meditação guiada. No segundo, as conversas são mais focadas no pilar "Reconstruindo a Esperança", nele são abordados os motivos pelos quais o casal está junto e algumas atividades serão focadas em reconstruir os laços entre eles. No terceiro dia, com o pilar "Esperança se tornou realidade", os casais fecham o retiro com mais exercícios sobre como ter uma melhor comunicação e relacionamento.

O próximo retiro de casais acontecerá no Naïa Resort e Spa em Belize - Divulgação - Divulgação
O próximo retiro de casais acontecerá no Naïa Resort e Spa em Belize
Imagem: Divulgação

Entre uma atividade e outra, há tempo de relaxar e curtir o ambiente da viagem. O próximo retiro deve acontecer no Naïa Resort e Spa em Belize no final de outubro. O pacote de cinco dias e quatro noites (o retiro dura apenas três), que inclui todas as refeições e bebidas não alcoólicas, sai por 5.500 dólares, cerca de R$ 29.260 reais.

"Nós ajudamos os casais a entender suas relações. Para muitos, a relação começa um sonho e se torna um pesadelo. Nós os ajudamos a entender o que os uniu. Analisamos as bagagens e encontramos os problemas mais profundos. Dessa forma, mostramos que eles estão na relação certa. Vemos esses desafios como oportunidade de cura e crescimento", diz Shlomo.

'Foi ótimo estar longe das crianças e do estresse que tínhamos em casa"

O médico Kenneth Jostock, médico, e a enfermeira Emily Jostock, participaram do retiro na Costa Rica - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
O médico Kenneth Jostock, médico, e a enfermeira Emily Jostock, participaram do retiro na Costa Rica
Imagem: Acervo pessoal

Enrre os casais já ajudados por Shlomo está o casal de americanos Kenneth Jostock, médico, e a enfermeira Emily Jostock, moradores do Michigan. Em entrevista para Universa, Emily contou que ela e o marido estavam passando por uma fase de muito estresse quando ela pensou em procurar um retiro de casal.

"Nunca tivemos problemas sérios em nosso casamento, mas reparei que não estávamos muito conectados e não tínhamos muito tempo para ser um casal, sabe?", diz Emily. Ela e o marido têm seis filhos. O mais novo passou muito tempo internado e precisou passar por diversos procedimentos cirúrgicos no mesmo ano em que eles abriram um negócio e o pai dela faleceu de forma inesperada.

"Depois de ver o filme 'Encontro de Casais' fiquei pensando se aquele tipo de retiro realmente existia. Pesquisei e esse me chamou a atenção porque tinha aulas para você participar, lições de casa, não apenas momentos para relaxar", conta. Ela e o marido viveram a experiência em um resort na Costa Rica.

"Foi incrível. Eles nos ensinaram como nos comunicar de novas maneiras, colocar nossos sentimentos de lado, realmente prestar atenção no que a parceria está falando e entender qual o sentimento por trás daquilo", diz Emily.

A enfermeira conta que as atividades ajudaram ela e o marido a entenderem quais os gatilhos um do outro e como se sentem. "Meu marido é médico e ele fala comigo em situações de estresse com um ar de superioridade que eu não gosto. Ele faz sem nem perceber. Agora eu aviso que aquilo é um gatilho e ele repensa a forma de falar", conta.

"O retiro nos ajudou a ter uma relação melhor", diz Emily. Para ela, poder viajar foi fundamental para o sucesso da experiência. "Eram oito casais e foi ótimo estar longe das crianças e do ambiente de estresse que tínhamos em casa. Lá tínhamos tempo para falar sobre o que aprendemos", fala.

Ela gostou tanto que, além de recomendar para os amigos, viverá a experiência mais uma vez. Dessa vez, em um encontro em Maryland, no próximo mês.