'Me elogiam muito': acima dos 60, elas superam etarismo com foto de biquíni
Apesar das conquistas com relação aos direitos das mulheres, um preconceito bem comum é o etarismo — a discriminação contra pessoas mais velhas, que tenta ditar como idosos devem ou podem se portar. E ok, esse preconceito também pode acontecer com os homens mas ainda é mais comum a ideia de que mulheres não podem usar algumas peças de roupa ou cortes de cabelo. Ainda mais se mostram mais o corpo.
Todo dia, mais mulheres acima dos 60 questionam os padrões antigos e enfrentam o etarismo, ressignificando o que é envelhecer. Se até pouco tempo atrás era estranho mulheres mais velhas usarem biquíni na praia, Marilda, Verônica e Célia são exemplos de que não há idade para se sentir bem consigo mesma e nem roupa certa — ou errada— para vestir em seus momentos de lazer. Elas ainda fazem questão de compartilhar nas redes sociais esses momentos e acabam virando exemplo para outras mulheres.
"Me surpreendi porque me elogiaram muito"
"Confesso que primeiro fiquei com receio de ser criticada e das pessoas acharem que eu estava me expondo, sendo ousada demais, porque não é muito comum uma pessoa usar biquíni pequeno como eu faço e muito menos postar nas redes sociais. Só que me surpreendi, porque me elogiaram muito."
Minha família nunca se importou que eu como modelo posasse de biquíni e postasse nas redes sociais. Mulheres que não conhecia escreveram que me admiraram e que eu servia de exemplo para elas.
Recebi cantadas de homens que não conhecia e de pessoas que já não tinha contato há muito tempo. Tiveram também comentários indiscretos que excluí e gente que insistiu tanto que queria me conhecer que precisei bloquear." Marilda Mandele, modelo, 60 anos, divorciada e com quatro filhos e uma neta.
"Fiz até um ensaio fotográfico de lingerie"
"Eu dou aulas de passarela para um curso de modelos e a primeira vez que desfilei de biquíni fiquei muito nervosa. Estava me sentindo baixinha, com corpo feio, tudo parecia horrível. Só que minha filha falou que estava bem e tirei esses pensamentos da cabeça, resolvi colocar a foto de biquíni na internet. Meu marido e meus filhos sempre me apoiam em tudo. Afinal, se vou assim para a praia, é natural dividir esse momento.
Muita gente me elogiou e minhas alunas de passarela ficaram mais seguras. Alguns engraçadinhos tentaram falar besteira, mas não bola e bloqueio na mesma hora. Depois disso, eu fiz até um ensaio fotográfico de lingerie. Vou participar de um desfile em um shopping usando biquíni e está tudo bem." Verônica Scavone, 68 anos, casada, mãe de um casal de filhos. modelo e consultora de imagem.
"Chegando aos 80 de biquíni"
"Sempre cuidei muito da minha saúde e do meu corpo, sempre me senti uma mulher sensual. Isso fruto de foco e dedicação a mim mesma.
Usar biquíni tem uma conotação positiva para mostrar às mulheres em geral que idade é um ganho, um prazer, se gosta de usar um biquíni, uma roupa que lhe aqueça a alma, por que evitar essa alegria? Por mero preconceito.
Nunca fui criticada por isso e sim elogiada. Aos 60, estava me sentido gatíssima! Hoje, aos 79, sigo me sentindo uma mulher muito interessante e sou elogiada sempre.
Certa vez, participei de um curso de modelos e já com mais de 70 anos, aconteceu um evento para que desfilássemos moda praia. As alunas escolheram maiô inteiro, por opção. Eu estava tímida, pois estar na passarela de biquíni é bem diferente do que na praia. Mas aos 20 anos de idade prometi a mim mesma que nunca usaria maiô. Então, venci a timidez, usei um biquíni vermelho e ficou muito bonito." Célia Barreto, advogada e escritora, 79 anos, mãe de 4 filhos, autora do livro "Como estar bem e bonita, dos 12 aos 80... (ou mais...)" (Scortecci)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.