Topo

Deborah Secco pratica pompoarismo. É o mesmo que fisioterapia pélvica?

Deborah Secco fez aulas de pompoarismo  - Reprodução/Multishow
Deborah Secco fez aulas de pompoarismo Imagem: Reprodução/Multishow

De Universa, em São Paulo

05/10/2022 15h12

A atriz Deborah Secco sempre falou abertamente sobre sua sexualidade e vida sexual. Em sua participação no programa "Jojo Nove e Meia", comandado por Jojo Toddynho, ela falou como o pompoarismo a beneficiou na hora do sexo.

Quando receberam a dúvida de uma telespectadora que questionava se o excesso de sexo alargava o canal vaginal, Deborah disse que era a prova viva que isso não acontecia. E deu a dica para fortalecer a região. "Faz pompoarismo. Eu fiz por anos, tive aulas. Consigo fazer com que meu orgasmo dure mais", disse.

A consultora em saúde e educação sexual, Caroline Amanda, que também participava do programa, concordou. "O pompoarismo é uma prática gratuita de autoconhecimento. (...) É um exercício de respiração e contração. Tem vários exercícios e aplicativos grátis para fazer. Vale a pena", falou a especialista.

Qual a diferença entre pompoarismo e a fisioterapia pélvica?

A fisioterapeuta Thalita Freitas, especializada em Saúde da Mulher, Obstetrícia e Fisiologia do Exercício pela USP, explica que o pompoarismo é como um exercício físico, já a fisioterapia é um tratamento.

"O pompoarismo é uma atividade para a musculatura do períneo, que tem vários níveis de intensidade. Isso faz com que a região ganhe mais tônus e flexibilidade. Assim como quando malhamos o bíceps na academia. Com o tempo, usamos uma carga maior, ele fica mais definido e forte", explica.

Já a fisioterapia é feita com acompanhamento médico para solucionar alguma queixa da mulher. "A paciente é avaliada pelo especialista que vai identificar se ela tem problemas na funcionalidade da musculatura. Algumas delas, têm queixas para conseguir chegar ao orgasmo, por exemplo, ou sentem dor na relação sexual", diz. Baseado no diagnóstico, o profissional da saúde escolhe qual o melhor tratamento a seguir.

Thalita alerta que apesar do pompoarismo poder ajudar no orgasmo feminino, se essa é uma queixa recorrente, a mulher precisa procurar um médico antes de começar os exercícios, pois eles podem trazer danos a longo prazo.

"Se a mulher tem algum tipo de disfunção e começa a fazer o pompoarismo buscando melhorar, pode ser que ele não seja assertivo para esse problema e aconteça o oposto. É importante que aconteça uma avaliação", reforça.

Contudo, uma musculatura com tônus pode ser muito benéfica ao prazer. "O treino traz benefícios, inclusive deixando a relação sexual mais prazerosa. A mulher se conhece melhor, tem mais controle da contração e do relaxamento e isso reflete na relação como um todo, não só nos orgasmos", conclui Thalita.