Atriz da Netflix faz topless em protesto contra opressão a mulheres no Irã
A atriz iraniana da Netflix Elnaaz Norouzi, 30, ficou de topless em solidariedade às manifestações em massa que abalaram o Irã desde a morte da jovem Mahsa Amini, 22, presa pela polícia por "traje impróprio".
De origem curda, Mahsa estava sob custódia da polícia por usar um hijab (véu usado por mulheres muçulmanas) que deixava fios dos cabelos à mostra. Vídeos publicados em redes sociais mostram mulheres jogando seus hijabs em uma fogueira, cortando o cabelo, entre outras demonstrações que desafiam o regime. Ao menos 17 pessoas foram assassinadas durante a repressão aos protestos.
Famosas e celebridades internacionais também aderiram aos protestos, como no caso de Elnaaz. Em suas redes sociais, ela compartilhou um vídeo em que tira o hijab e as vestes islâmicas. A ideia é chamar a atenção para a opressão contra mulheres no país, que tem feito vítimas fatais.
Na legenda da postagem, Elnaaz afirma: "Não estou promovendo nudez, estou promovendo a liberdade de escolha".
A artista, que trabalhou como modelo internacional para marcas de luxo como Dior e Lacoste, ainda escreveu: "Toda mulher, em qualquer lugar do mundo, independentemente de onde ela seja, deve ter o direito de usar o que quiser e quando ou onde quiser".
E continuou.
"Democracia significa poder de decisão... Toda mulher deveria ter o poder de decidir sobre seu próprio corpo!"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.