'Me especializei em furar orelhas e conquistei famosos como Xuxa e Neymar'
Formada em fisioterapia, a paulistana Rachel Cristina da Rocha Strazzer, 47, mantinha uma rotina intensa para conseguir um bom salário. Com todos os horários de atendimento preenchidos e lista de espera, ela circulava pela cidade com sua maca portátil e instrumentos. "Era desgastante. Então decidi que era hora de inovar", conta.
Para isso, ela começou duas pós-graduações em acupuntura. "Não tinha mais tempo para nada, pois usava os finais de semana, único período livre com minha família, para estudar". Até que, em um dos módulos do curso, Rachel teve a ideia de que seria importante estudar mais para se tornar uma especialista em orelha, aplicando brincos e piercings nos locais corretos e sem dor para preservar os pontos da medicina oriental chinesa.
"Lembro que muitos me desmotivaram. Meu marido, por exemplo, não acreditava que eu deixaria uma carreira consolidada para furar orelhas. Outros até riram de mim, mas eu sabia que havia um caminho nessa área que me levaria ao sucesso e à satisfação profissional", diz.
Esse foi o início da Furinho de Ouro, clínica especializada em furar orelha de adultos e crianças. Criada em 2017, a empresa realiza, hoje, mais de 200 atendimentos por mês e tem clientes como Xuxa, Sasha, Viih Tube, Ludmilla e Karen Bachini, além dos jogadores de futebol Neymar e Antony Santos, que fazem parte da Seleção Brasileira.
Fora os atendimentos na clínica, Rachel também vai às casas das pessoas, tanto em São Paulo quanto em outros estados brasileiros e países. "Já atendi a sobrinha do Neymar em Miami", conta.
Perfil começou com 14 seguidores
Chegar ao patamar atual não foi simples e, por um ano, Rachel conciliou os dois trabalhos. "Nem sei como consegui, mas minha vontade de vencer e de mudar era muito grande. Sempre pensava: 'Amanhã vai ser um dia melhor'", relembra.
Um dos pilares que ajudaram a empreendedora foi a rede de contatos construída ao longo dos anos. Ela iniciou a empresa dentro de uma clínica médica de amigas, na menor sala, e criou um Instagram para divulgar o trabalho. Na época, eram apenas 14 seguidores, todos da família de Rachel —hoje, são 326 mil.
Com o tempo e o aumento da procura nos finais de semana, período em que a clínica não abria, Rachel decidiu alugar o salão de seu prédio para atender aos sábados, mas o síndico proibiu, e ela precisou pensar em um plano B.
"Não tinha dinheiro para alugar uma sala comercial, até que um paciente que estava comigo há dez anos disse que adiantaria o pagamento de várias sessões de fisioterapia. Não acreditei que aquilo estava acontecendo, mas me lembro de ele falar que acreditava muito em mim e no meu trabalho."
Ponto importante: ter um plano de negócios bem estruturado
Outro ponto importante foi contar com um plano de negócios bem estruturado de curto, médio e longo prazos. "Sempre listei as prioridades, e o dinheiro que entrava usava para investir na empresa. Por exemplo, sabia que em quatro meses deveria comprar tal equipamento e me programava para isso", diz.
Segundo ela, outro pilar essencial foi a habilidade de delegar tarefas. "Minha competência é a técnica, é nisso que sou boa. Desde o começo, sabia que precisaria de ajuda para a parte financeira e de gestão", diz.
Atualmente, a Furinho de Ouro conta com 14 funcionários, boa parte da família de Rachel, como o marido, que cuida da gestão financeira, e a irmã, que gerencia as questões da equipe. "Esstava crescendo e queria que meus familiares crescessem também", ressalta.
Atender bem para fidelizar
Os clientes foram chegando naturalmente, no boca a boca mesmo, relembra a empresária. Alguém gostava do trabalho e indicava para um amigo. Assim, a Furinho de Ouro foi crescendo e chamando a atenção das pessoas. "Em quatro meses já recebia contatos de outros estados. O nome da empresa foi ganhando força", diz.
Ela ressalta que faz questão de conquistar os clientes e não pagar cachês, por exemplo, para que famosos postem algo sobre a clínica. A primeira famosa, inclusive, foi Rachel quem encontrou. "Tinha terminado a edição de 2017 do 'Big Brother' e gostava muito da Emilly Araújo. Vi que tínhamos um contato em comum, deixei a vergonha de lado e pedi a essa amiga que fizesse a ponte entre nós. Deu certo", diz. Com isso, mais artistas passaram a procurá-la.
A empreendedora acredita que, entre os diferenciais da empresa, está o atendimento. "Além da qualidade do produto e do método, é essencial oferecer uma experiência agradável", afirma.
A clínica é toda pensada para isso. Com tons de rosa, tem uma parede de flores, no estilo instagramável, para que as pessoas possam tirar fotos, e um espaço para um cafezinho, que pode ser com chantily, doce de leite e biscoito de suspiro cor-de-rosa.
No atendimento infantil, ela oferece um ursinho para acompanhar a criança e há um ventilador que solta uma fragrância especial. Tudo para acalmar os pais e os filhos. "Minha cabeça não para e estou sempre pensando no que posso fazer e lançar de diferente", diz.
Para as empreendedoras, ela deixa uma mensagem: "Nunca desistam dos seus sonhos, por mais difíceis que possam parecer. Já ouvi que era louca por deixar de lado uma agenda cheia de atendimentos para abrir minha empresa e, hoje, vi que estava certa".
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