Topo

Quem são as 3 mulheres na lista dos 20 melhores técnicos do mundo

Sarina Wiegman, técnica da seleção da Inglaterra - Reprodução/Instagram
Sarina Wiegman, técnica da seleção da Inglaterra Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

20/10/2022 15h50

A votação da 13ª edição do Globe Soccer Awards, premiação que homenageia os melhores do mundo no mercado do futebol, está aberta.

O público pode ajudar a afunilar os nomes que levarão para casa o troféu em categorias como times, técnicos e jogadores. Na lista dos 20 técnicos, há três mulheres que são referência no futebol mundial. Saiba quem são.

Sonia Bompastor, do Lyon

Uma delas é a Sonia Bompastor. A francesa de 42 anos já atuou no futebol na posição de zagueira e meio-campo e atualmente é a técnica do time de Lyon de futebol feminino.

Ela entrou na história por se tornar a primeira mulher a ganhar a Liga dos Campeões como técnica e jogadora pelo mesmo time.

"As emoções de vencer a Liga dos Campeões como jogadora e treinadora são as mesmas em termos de intensidade, pois você conhece todo o trabalho que foi feito para alcançar esses objetivos", disse Sonia em uma entrevista após o título reproduzida pelo site Dibradoras.

Sonia Bompastor é técnica do time do Lyon  - Reprodução/Twitter  - Reprodução/Twitter
Sonia Bompastor é técnica do time do Lyon
Imagem: Reprodução/Twitter

"A única diferença entre uma jogadora e uma treinadora são os anos que passam. Estou um pouco mais velha, com um pouco mais de rugas."

Sonia também defendeu a seleção francesa por mais de 10 anos, de 2001 e 2012 e ganhou duas Copas do Mundo.

Martina Voss-Tecklenburg, da seleção feminina alemã

Martina Voss-Tecklenburg, técnica da seleção da Alemanha  - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Martina Voss-Tecklenburg, técnica da seleção da Alemanha
Imagem: Reprodução/Instagram

Outro nome que entrou na lista é Martina Voss-Tecklenburg. A alemã de 54 anos treina a seleção feminina de seu país, o qual defendeu por oito anos na posição de meia-atacante.

Ela jogou três Copas do Mundo (91,95 e 99), participou das Olimpíadas de 96 e cinco UEFA Women's Championship (89, 91, 93, 95, 97).

Martina foi técnica da seleção feminina da Suíça por seis anos (de 2012 a 2018) e levou o time pela primeira vez para a Copa do Mundo, na edição de 2015.

Sarina Wiegman, da seleção feminina inglesa

Sarina Wiegman, técnica da seleção da Inglaterra - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Sarina Wiegman, técnica da seleção da Inglaterra
Imagem: Reprodução/Instagram

O terceiro nome a entrar na lista de melhores técnicas é a holandesa Sarina Wiegman, de 52 anos. Ela é técnica da seleção inglesa desde setembro de 2021, mas começou sua carreira do lado de fora das quatro linhas como assistente técnica da seleção da Holanda em 2014.

Um dos grandes marcos de sua carreira aconteceu em 2017. Além de comandar a seleção Holandesa para o título da invicto da Eurocopa, ela também foi eleita a melhor técnica do ano pela FIFA.