Topo

'Foi difícil, mas jamais desistiria": diz jogadora campeã da Libertadores

Poliana, jogadora do Palmeiras, é penta campeã da Libertadores  - Staff Images Woman/CONMEBOL
Poliana, jogadora do Palmeiras, é penta campeã da Libertadores Imagem: Staff Images Woman/CONMEBOL

De Universa, em São Paulo

29/10/2022 12h30

O time feminino do Palmeiras conquistou ontem (28) seu primeiro título da Libertadores. Mas entre suas jogadoras, que fizeram uma brilhante campanha invicta, uma se destaca: Poliana Barbosa. Aos 31 anos, a lateral-direita tem em sua bagagem cinco títulos da competição.

Poliana, que marcou gol na final do Palmeiras e em duas que participou com o São José, quase escolheu outro esporte para seguir carreira. Em entrevista exclusiva para Universa, ela disse que negou o primeiro convite feito por um professor de sua escola.

"Sempre amei praticar esportes. Além do futebol, que comecei a jogar aos sete anos, gostava de atletismo e basquete. Eu estava assistindo pela TV na escola um jogo do Rio Preto contra o Botucatu feminino, que eram times fortes, e meu professor me perguntou se eu teria interesse em fazer um teste, porque viram potencial em mim. Mas disse 'não'. Eu estava bem no atletismo e gostava de praticar", conta Poliana.

Depois de ir para casa pensar, e terminar de ver o jogo, ela decidiu dar uma oportunidade para o esporte com a bola nos pés. "No dia seguinte falei para o professor que eu tinha interesse no teste, sim. E foi onde tudo começou", diz. Na época, ela fez peneira no Rio Preto e no Atlético Mineiro, mas decidiu seguir em um time no estado de São Paulo onde via mais futuro para o futebol.

'Libertadores mais difícil da minha vida'

Poliana é pentacampeã, mas garante que essa foi a edição do campeonato mais difícil de sua vida. "Foi a Libertadores mais difícil da minha vida. Eu devo o título a todas as meninas da equipe e a comissão técnica. Estávamos preocupada por conta do pouco tempo de descanso que tivemos, foi só um dia, mas não íamos desistir em nenhum momento e não desistimos. É um momento muito especial", disse para Universa, após a vitória.

Pelo Instagram, a atleta agradeceu e explicou um pouco o que está sentindo nesse momento com mais uma taça na mão.

"Pentacampeã da Libertadores! Meu primeiro título com esta camisa! E, assim como em 2011, quando conquistei minha primeira Libertadores, sou abençoada em fazer um gol na final! Que conquista indescritível! O dia 28 de outubro de 2022 não será esquecido jamais. Nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar tantas coisas boas que têm acontecido na minha vida. Um filme passa pela minha cabeça, relembrando todos os caminhos e as dificuldades superadas", escreveu.

Muitos times na carreira

Poliana foi a oitava contratação para o time feminino do Palmeiras em 2022, mas tem em seu currículo uma lista extensa de atuações em times importantes. No Brasil, jogou no Corinthians entre os anos de 2020 e 2021 e no Santos em 2019. Nos Estados Unidos jogou no Orlando Pride em 2018, mesmo time que Marta atuou por muitos anos, e no Houston Dash, entre 2016 e 2017.

Diversas vezes convocada para a Seleção Brasileira de futebol feminino, Poliana tem dois títulos de Copa América (2014 e 2018) e um de Jogos Pan-Americanos (2015). Ela também jogou nas Olimpíadas do Rio e de Tóquio (2016 e 2020) e as Copas do Mundo do Canadá e da França (2015 e 2019).