Com Raquel Lyra, Pernambuco tem primeira governadora da história
Pela primeira vez na história de Pernambuco uma mulher assume o governo do Estado: Raquel Lyra (PSDB) venceu com 58,87% dos votos válidos, ante 41,13% da sua adversária, Marília Arraes (SD). Sua vice-governadora eleita é Priscila Krause.
No país Rio Grande do Norte foi o único a reeleger uma mulher, que é a petista Fátima Bezerra. No total, 32 mulheres se candidataram em 2022, e 14 estados nunca tiveram uma governadora, entre eles São Paulo e Minas gerais.
Raquel perdeu o marido, o empresário Fernando Lucena, na manhã do dia do primeiro turno, vítima de mal súbito. Ele era seu namorado de adolescência e pai de seus dois filhos.
Ex-prefeita de Caruaru, Raquel, 43, é advogada com pós-graduação em Direito Econômico e de Empresas. Também já foi delegada da Polícia Federal, chefe da Procuradoria de Apoio Jurídico e Legislativo do governo de Eduardo Campos e deputada estadual por dois mandatos consecutivos, de 2011 a 2017.
Ela é filha de João Lyra Neto, ex-prefeito de Caruaru e ex-governador de Pernambuco, e Mércia Lyra, neta do ex prefeito de Caruaru, João Lyra Filho. Também é sobrinha do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra.
Entre suas propostas para as mulheres está a conclusão das obras do Hospital da Mulher, a construção de cinco maternidades e delegacias da mulher funcionando por 24h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.