Da 'quebrada' às redes: ela ensina a bombar perfis e já atendeu famosos
Você sabe como ter um bom engajamento no Instagram? Parece até algo simples, mas a verdade é que existem profissionais que ensinam como fazer um planejamento estratégico que funcione. E uma das maiores especialistas há mais de dez anos no mercado é Adriana Coutinho, 44, formada em design de interiores e cria do Capão Redondo, bairro da zona sul da capital paulista.
A história dela começa na quebrada onde passou a infância e a adolescência. Território que traz boas lembranças por ter sido o lugar onde conheceu os professores que apresentaram a ela a narrativa da comunidade. Por outro lado, ela se lembra de coisas terríveis, como a extrema pobreza em que viveu e as chacinas que presenciou.
Com o ex-marido e pai de sua primeira filha, Gaby, ela decidiu abrir um restaurante com dinheiro emprestado da família. Encontraram e reformaram um espaço que estava em péssimas condições. Enquanto a reforma acontecia, Adriana fez um curso de cozinheira, já que ela não tinha muita destreza no fogão, e um outro curso de administração para gerir o novo empreendimento.
O restaurante foi um sucesso durante oito anos, até que o faturamento caiu pela metade por causa da chegada de um shopping center na vizinhança. Adriana, então, começou a desbravar o mundo do Facebook produzindo conteúdo para a rede social do estabelecimento e, aos poucos, começou a recuperar clientes.
Após dois anos de experiência nas redes sociais, recebeu uma proposta de compra do restaurante e aceitou. Nesse momento nasceu a Acout Plus, empresa especializada em gerenciar perfis. O primeiro cliente? Os compradores do restaurante.
No quartinho de seu segundo filho, Theo, editava as fotos que ela mesma tirava, postava, legendava e fazia o relatório de métricas. O computador era velho, mas isso não a impediu de se aprofundar cada vez mais nas estratégias de redes sociais.
Para Adriana, a sacada foi não querer impressionar o mercado publicitário. "Meu método foi trazer identificação para as pessoas porque elas não estão nas redes para falar com marcas, e sim com outras pessoas. Então, passei a humanizar as marcas aproximando a comunicação com o público."
Adriana afirma que todo aprendizado de suas habilidades se deu na raça, pela vivência que foi aperfeiçoando. Os estudos por conta própria também a fortaleceram. Há 9 anos, diz ela, duas horas do seu dia são dedicadas aos estudos.
Mais de 200 mulheres impactadas
Com tanto conhecimento adquirido, Adriana decidiu criar um curso para compartilhar e cumprir seus pilares: "fortalecer pessoas, ganhar dinheiro e se divertir".
Nasceu assim a formação "Do Capão Para o Mundo", uma imersão em conteúdos do Instagram que fez a diferença na vida de 200 mulheres.
A ideia surgiu na pandemia e com recorte de gênero quando Adriana pensou na quantidade de meninas que estavam passando dificuldades, especialmente as pequenas empreendedoras. O curso foi ministrado na quebrada, como uma forma de gratidão ao Capão Redondo. "A experiência acrescentou tanto para mim quanto para elas", afirma.
Uma das metas de Adriana é criar uma escola de influenciadoras em sua quebrada. Outro sonho é combater a rivalidade feminina dentro do mercado de marketing —a ideia é colocar isso em prática no prazo de cinco anos.
Outro meio de compartilhar esse conhecimento tem sido com o curso da BO$$, que tem duração de 10 horas e passa por diversas ferramentas do Instagram, como stories, legendas, reels, bio e foto de perfil, além de ser um espaço de networking. Custa R$ 497, com alimentação incluída. Adriana também disponibiliza algumas bolsas para pessoas que vêm da quebrada e não podem pagar pelo valor. O número de alunos já chegou a mais de 5 mil e, entre eles, já estiveram presentes artistas como Frank Aguiar e Natalia Deodato.
Gerenciando grandes marcas e artistas
A cocriação é uma das palavras mais utilizadas por Adriana. Ela aposta em direct, e-mails e interação nas redes para trabalhar com artistas, "Eu sempre projetei com quem eu queria trabalhar. Uma das pessoas que eu tinha certeza de que rolaria era a Cleo Pires. Fui atrás e aconteceu", afirma.
Adriana também foi notada pela Disney e atuou como produtora do clipe "Melim —Um Mundo Ideal", entre outras marcas, como Arezzo e Universal Music.
"O Instagram me deu tudo o que eu tenho: desde o capacho da entrada da porta, toalha, panela, lustre, casa, carro, tudo", afirma a empreendedora, tatuada com a logomarca da rede social.
Agora, ela planeja colocar outros projetos importantes na rua para que aos 50 anos consiga realizar o sonho de conhecer o mundo e não precisar trabalhar tão intensamente.
"Agradeço muito ao meu corre e ao Instagram por tudo o que tenho, e planejo que nos meus 50 eu vá meter as caras no mundo para conhecer diferentes países e culturas. A projeção começa no agora", finaliza.
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