Karol Pinheiro fala sobre pós-parto: 'Platinei cabelo depois de uma crise'
Muitas mulheres mudam de visual quando passam pelo período pós-parto. A maioria opta por um corte de cabelo que seja prático de fazer a manutenção — já que nesta fase os cuidados com o recém-nascido tomam quase todo o tempo das mães. Com a jornalista e influenciadora Karol Pinheiro, no entanto, foi diferente.
Em meados de 2020, após o nascimento do filho Manuel, ela decidiu mudar radicalmente e platinou todos os fios da raiz as pontas: um processo que fragiliza o cabelo e exige uma rotina intensa de tratamentos para manter o aspecto saudável. Durante as gravações do 'Meu Cabelo Tem História', ela explicou seus motivos para mudar.
"Virei mãe no meio da pandemia, no lockdown. Foi insano e um processo muito solitário. Não tinha minhas amigas, nem minha mãe para compartilhar as coisas pessoalmente. Mas é verdade que tudo muda com o nascimento de um bebê. E enquanto eu tentava entender quem era essa nova eu, não estava feliz com o meu reflexo. Tive uma crise de identidade e pensei: 'Óbvio, vou mudar o cabelo'", conta.
Foi a primeira vez que se submeteu a um processo químico tão significativo. "Foi divertido, o ruivo não fazia mais sentido naquele momento. Então, assumi aquele personagem platinado. Me senti poderosa, bonita. Só que era como um segundo filho. Era necessário cuidar: matizar, umectar, seguir um cronograma capilar. Não escolhi o melhor momento para fazer isso. Não tinha tempo para entregar", reflete.
Dez meses depois, Karol abriu mão do platinado, mas sem recorrer à tinta. "Já tinha crescido um pouco do natural, então pedi que cortasse tudo e deixasse apenas a raiz do meu próprio cabelo. Foi o corte mais curto que já tive na vida", conta.
"A maternidade fez com que eu me sentisse mais bonita"
Nos bastidores da gravação, a influenciadora falou a Universa sobre como o nascimento de Manuel afetou sua relação com a beleza. "Mudou a forma como eu me vejo porque em várias situações da vida, eu penso: 'É lógico que vou dar conta. Eu gerei um filho, pari, cuido de uma criança'. Me sinto poderosa, inclusive mais bonita", avalia.
Karol acredita ter lidado com as mudanças no corpo da maneira mais consciente possível. "Eu vivi esse processo intensamente, como tinha que ser na época, sem noia, sem neura. Se já me respeitava, hoje respeito ainda mais meu corpo porque vi do que ele é capaz", comenta.
No dia a dia, algumas adaptações também foram necessárias. "O que eu tenho buscado são formas de finalização de cabelo mais rápidas. Antes eu jamais ia testar fazer um rolinho com as mãos nas pontas para dar mais movimento ao liso. Hoje eu preciso dessa rapidez porque a vida está acontecendo enquanto eu me arrumo", diz.
"Quando fui a primeira vez em um salão, pensei que ia acontecer uma mágica"
Karol lembra a primeira vez que foi a um salão de beleza, na adolescência. "Eu ia participar da cerimônia de uma festa de 15 anos: foi a primeira vez que usei salto alto e me arrumei o salão. Como sempre tive o cabelo muito liso, meu sonho era ver ele enrolado. Chegando lá, o profissional fez rolinhos nos fios, usando papel alumínio. Durante o processo pensei: 'Vai acontecer uma mágica'. Mas quando ele tirou, me achei horrível", brinca.
A solução? Chegar em casa e lavar o cabelo imediatamente. "Acabei indo com a cabeça quase molhada. Aquilo me traumatizou. Até hoje, se vou participar de uma gravação, pergunto se posso eu mesma fazer o cabelo."
"Mandei mensagem para Manu Gavassi perguntando como fazer um penteado"
A influenciadora contou que recentemente tinha uma festa para ir e começou a buscar inspirações de penteados na internet. "Achei uma referência linda da Manu Gavassi. Aproveitei que ela é minha amiga e mandei um zap perguntando os truques para copiar o look. Ela mandou alguns áudios explicando como o cabeleireiro fez. Reproduzi e amei, inclusive postei um vídeo no Instagram com o resultado e de vez em quando faço de novo", diz.
Mas, e se o penteado desmanchar no meio da festa? Ela garante que é do time das que não desistem fácil. "Normalmente eu sou o tipo de pessoa que tenta consertar. Vou no banheiro, passo um pouquinho de água para tentar grudar, saio entre os convidados perguntando se alguém tem um grampo. Eu faço o que precisar", brinca.
"Tenho um truque para participar das reuniões online"
Como criadora de conteúdo, Karol participa de muitas reuniões por vídeo — e também tem um segredinho para se arrumar rapidamente. "Essas ocasiões não têm muitas regras. Eu participo de pijama, descalça, ninguém vai ver. Mas tem momentos em que pode pegar mal, então tenho um truque que é jogar o cabelo para o lado. Dependendo da situação, sigo a linha desconstruída e monto um coque", revela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.