Topo

Piloto desabafa ao ser confundida com comissária de bordo: 'Eles sabem'

 Sabrina Johnson, 22,  - Instagram | @Sabbrinajxx
Sabrina Johnson, 22, Imagem: Instagram | @Sabbrinajxx

Colaboração para o UOL, de Santo André (SP)

04/11/2022 14h41

A piloto Sabrina Johnson, 22, viralizou no TikTok ao desabar sobre como um funcionário da companhia aérea a confundiu com uma comissária de bordo, mesmo que a jovem estivesse vestindo seu uniforme. O fato ocorreu em 23 de outubro e, segundo ela, mostra como as mulheres seguem sendo menosprezadas em seus cargos de trabalho.

Na publicação, a jovem aparece sentada, vestindo seu uniforme. No texto, ela que explica o incidente em questão e diz: "O funcionário me olhou nos olhos e perguntou se eu era a comissária de bordo".

De acordo com a jovem, esta é uma ocorrência bastante comum para ela, que já conta com 8 anos de experiência na área, desde a adolescência.

Sabrina ainda salientou que o problema não é ser chamada de comissária de bordo, mas as pessoas não conseguiram enxergá-la como piloto.

O vídeo conta com 2,1 milhões de visualizações e inspirou outras mulheres a fazerem relatos semelhantes sobre sexismo no ambiente de trabalho.

"Eu teria respondido: 'Não, não sou, e você, é piloto?'. E, quando eles disserem não, responderia: 'Obviamente não, porque eu sou'", disse um dos mais de 1.600 comentários.

"Como comissária de bordo, estou ofendido por você. Inaceitável. Eles conhecem nossos uniformes", afirmou mulher.

@sabrinaleej Its jarring to me because they work at an airport. You know what the pilot uniforms are #pilotsoftiktok #airlines #fyp #bruh ? Miss You (Sped Up Version) - _

Outras mulheres contaram suas próprias histórias de quando as pessoas achavam que elas não estavam no comando de seus empregos por conta de seu gênero. Uma advogada de Montreal disse: "Quando as pessoas entram no meu escritório de advocacia, me perguntam se sou a recepcionista".

"Eu sou a chefe de uma empresa grande e um dos meus clientes disse que eu não deveria ser tão arrogante, porque eu era apenas uma assistente", compartilhou outra mulher. "Sou engenheira de software e muitas vezes os homens acham que sou designer", disse mais uma.