Fada campeã: 4 vezes em que a skatista Rayssa Leal fez o Brasil chorar
Aos 14 anos, Rayssa Leal, a fadinha do skate, acaba de se consagrar campeã do mundo na Street League de Skate (SLS), em final disputada no Rio de Janeiro.
Após disputa emocionante, a maranhense trouxe mais um troféu para casa. A vitória foi apertada e de virada, do jeito que o Brasil gosta. Rayssa estava na terceira colocação, atrás das duas competidoras japonesas Momiji Nishiya e Funa Nakayam, mas na última manobra, virou o jogo.
"Estou super feliz de ganhar o mundial em casa. Com certeza todo mundo me ajudou muito e eu não tenho palavras para descrever o que eu estou sentindo agora", disse a campeã, ao vivo para a TV Globo.
A trajetória de Rayssa no campeonato trouxe apenas sorrisos para os fãs. A fadinha venceu as quatro etapas do SLS, em Jacksonville, Seattle, Las Vegas e agora a final, no Rio. Relembre outras vezes em que a fadinha do skate fez o Brasil se emocionar:
Revelação do skate
Em 2015, com apenas 7 anos, Rayssa foi parar nas manchetes internacionais do esporte com uma manobra registrada por sua mãe e repostada pelo astro mundial do skate Tony Hawk. Ela estava fantasiada de fada, com saia de tule e asinhas azuis, o que lhe rendeu o apelido carinhoso.
"Eu não sei nada sobre isso, mas é incrível: um heelflip no estilo de conto de fadas no Brasil", escreveu Tony Hawk.
A partir daí, a menina de Imperatriz (MA) se tornou revelação no esporte e foi alçada ao status de celebridade na TV e na internet, encantando os fãs com sua simpatia e habilidade em cima do skate.
Mundial aos 11 anos
Em 2019, aos 11, Rayssa fez sua estreia no pódio do SLS em Las Vegas e se tornou a skatista mais jovem a ganhar uma etapa do mundial. No mesmo ano, ela venceu o campeonato Far'N High, na França, e ainda foi bronze na SLS de Londres.
Foi neste ano que Rayssa se consolidou como favorita no esporte e seu nome passou a gerar altas expectativas para a estreia do skate nas Olimpíadas.
Jogos Olímpicos de Tóquio
Com apenas 13 anos, Rayssa fez história nas Olimpíadas de Tóquio, ano de estreia do skate como modalidade oficial. Medalhista de prata, a fadinha se consagrou como a brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica.
A trajetória de Rayssa no mundial foi emocionante e suas competições estiveram entre as mais aguardadas e comentadas pelos telespectadores. A fadinha ajudou a consagrar o skate entre os esportes favoritos da torcida brasileira.
X Games no Japão
Em abril deste ano, Rayssa foi ouro na modalidade skate do X Games, maior torneio mundial de esportes radicais do mundo, que ocorreu em Chiba, no Japão.
"Conseguimos, Brasil! Nossa primeira douradinha galera. Obrigada pela torcida", escreveu a jovem na ocasião.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.