'Batizei minha filha de Gal: cantora é a trilha sonora da minha vida'
"A Gal sempre esteve como trilha sonora de toda a nossa vida" — foi por este motivo que a jornalista Maria Clara Póvia, 41, decidiu homenagear a cantora ao escolher o mesmo nome para a primeira filha, a sua "Galzinha", como ela definiu em entrevista para Universa.
Quem introduziu a voz fatal da que é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira no cotidiano da família foi seu pai, José Roberto Póvia. Ele trabalhava como divulgador em gravadoras e, mesmo convivendo com diversos artistas, elegeu Gal como a musa absoluta da sua vida. "Ele sempre falava que a interpretação de 'Índia' era algo apocalíptico e histórico", relembra Maria Clara.
Ele faleceu em 2016 e não chegou a conhecer a neta, nascida em 2020, mas o legado da admiração ficou documentado na certidão.
A ideia de colocar o nome na filha brotou depois que a jornalista e o marido assistiram a um show de Gal em São Paulo, em 2017, com o álbum "Estratosférica". Era a primeira vez que Maria Clara via a cantora ao vivo. "Foi muito marcante para mim porque ela estava impecável, a voz maravilhosa", afirma a jornalista.
Apesar de ter sido eternizada como Gal Costa, o nome de batismo da cantora era Maria da Graça Costa Penna Burgos. Ainda assim, quando Maria Clara engravidou, ela lembra que não teve dúvidas para bater o martelo sobre como a filha se chamaria.
"Ao longo da vida, mesmo se eu tivesse outros gostos musicais, a Gal sempre esteve por perto, como uma entidade da música brasileira. Além disso, é um nome muito bonito e sonoro", afirma.
Depois de receber a notícia da morte da cantora, Maria Clara afirma que foi surpreendida por uma série de mensagens, nas quais conhecidos prestavam condolências. "As pessoas que sabem da inspiração estão me dando os pêsames, parece que morreu alguém da minha família", conta.
"Eu estou com uma tristeza, é um luto meio inexplicável, esses que acontecem quando morre uma pessoa que a gente admira muito. Mas minha Galzinha está aqui firme e forte, então vamos seguir a vida para levar esse legado adiante", afirma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.