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Após tumulto, Shein muda estratégia; veja horários e distribuição de senhas

Beatriz Pacheco

Colaboração para Universa, em São Paulo

13/11/2022 04h00

Depois de uma inauguração caótica, com filas longuíssimas, discussões e agressão entre os clientes, a Shein decidiu rever a estratégia de abertura de sua loja, no Shopping Vila Olímpia.

Por meio de nota oficial, a marca divulgou as regras e horários para quem quiser ir visitar a loja nos próximos dias. "Após os episódios de confusão entre clientes e as filas com até oito horas de espera, a Shein mudou algumas regras de atendimento da sua loja física temporária".

Neste domingo (13), o espaço será aberto excepcionalmente às 10h —diferentemente do horário do comércio de shopping, que costuma abrir às 14h. Serão distribuídas 500 senhas para visitar a loja, respeitando a ordem de chegada. Os grupos de entrada serão formados por 40 pessoas, o dobro do liberado no sábado.

O tempo de permanência na loja para compras segue limitado a 20 minutos. Será permitida a entrada no provador com apenas quatro peças por cliente.

Na segunda-feira (14) e na quarta-feira (16) serão distribuídas 800 senhas. Na terça (15), que é feriado, serão distribuídas 500 novas senhas. A distribuição de senha, a princípio, será para o dia. Então, as pessoas precisam ir à loja pela manhã para conseguir garantir que entrarão.

A Shein divulgou ainda, em sua nota, que "devido ao grande sucesso no primeiro dia de abertura de sua primeira loja pop-up em São Paulo, a empresa atuou rapidamente, em conformidade com a segurança do Shopping Vila Olímpia, para controlar as situações adversas relativas à aglomeração de pessoas, dentro e fora do shopping".

Filas e caos

A Shein é uma marca de roupa considerada ultra fast fashion, que vende tudo-quanto-é-tendência a preços infinitamente menores do que qualquer outra loja que você conheça. Talvez por isso o rebuliço.

Segundo o coordenador de operações do shopping, 7.000 pessoas passaram pelo Vila Olímpia neste sábado (12) com intenção de visitar a loja —mas um número bem menor conseguiu. De acordo com a assessoria da marca, houve cerca de mil clientes atendidos ao longo do dia todo. A organização acabou decidindo por fechar a loja bem antes do programado —às 17h30, em vez de 21h30— por causa da dificuldade em organizar os clientes, que formaram filas imensas na esperança de conseguir entrar.

Há relatos na internet de pessoas esperando pela inauguração desde as 6h. As filas davam voltas no quarteirão onde fica o shopping. A empresa precisou dividir os clientes em grupos e adotar turnos para a entrada de consumidores na loja. A multidão foi dispersada por volta das 13h.

Segundo pessoas que estavam no local, o motivo da briga foi a chegada de pessoas que seriam preferenciais, com crianças de colo, pedindo a priorização na entrada. Quem estava na fila se revoltou, houve bate-boca e até agressão física. Algumas pessoas foram retiradas pela segurança do shopping.