Filho dá dia de beleza à mãe e tenta 'resgatá-la' da depressão pós-parto
Recuperar a autoestima da mãe tem sido uma das missões do influenciador Lucas Realista, 22 anos. Há três anos, Maria Célia da Silva, 43 anos, enfrenta uma depressão pós-parto. "Ela sempre foi uma mulher que gostava de se arrumar muito, mas depois da gravidez todo mundo percebeu que ela perdeu a autoestima", contou ele a Universa.
Com a frase "uma Maria Célia diferente", um vídeo no qual o influenciador aparece proporcionando um dia de beleza para a mãe viralizou e reacendeu a discussão sobre como a gestação pode impactar a saúde mental das mulheres. "Eu trabalhava, cuidava deles e da casa, mas depois da depressão eu não consegui mais fazer nada disso", conta Maria Célia.
A vida dela mudou depois do nascimento de Luma Luane, irmã de Lucas. A recém-nascida enfrentou sérios problemas de saúde e ficou mais de seis meses internada, o que deixou marcas profundas na saúde mental da mãe. Atento, o influenciador passou a buscar maneiras de "resgatá-la".
A transformação de visual, que comoveu os internautas, envolveu manicure completa, luzes e escova no cabelo, maquiagem —feita pelo próprio Lucas—, design de sobrancelhas e depilação, tudo feito na casa de Maria Célia, que mora em um assentamento em Nova Cruz, no Rio Grande do Norte. O influenciador também garantiu um look novo para a mãe ao levá-la às compras.
"Não é a primeira vez que faço isso por ela. Quando uma mulher tem depressão pós-parto, as pessoas caem muito em cima dela, mas não procuram entender o que está se passando. Tem muito tabu realmente sobre isso", afirma Lucas.
Para Maria Célia, momentos como esses são como um renascimento. "Eu me sinto feliz, sinto que ajuda a minha autoestima, é como se eu estivesse nascendo de novo", afirma ela, que destaca a parte do cabelo como a sua favorita. "O que eu mais gosto é quando ele mexe no meu cabelo. Sempre amei ficar loira, era algo que eu fazia muito."
Apesar de ver uma mudança no comportamento da mãe durante os momentos de autocuidado proporcionados por ele, o influenciador reconhece que, em um quadro depressivo, a luta por momentos melhores é diária.
"Quando faço isso pela minha mãe, de certa forma eu tento resgatar a mulher que ela era antes. Mas não é uma transformação no visual que vai mudar tudo. Preciso estar todos os dias falando o quanto ela é linda, o quanto ela é boa e interessante, exaltando a mulher que ela é", afirma Lucas.
Ele também costuma mostrar o dia a dia ao lado de Maria Célia, com idas ao psicólogo e ao dentista, onde ela passa por outra transformação proporcionada pelo filho.
"Até o final do ano, ela vai estar com dentes novos e acho que isso também vai ser muito especial, porque ela sempre gostou muito de rir, mas por conta da depressão parou de cuidar dos dentes", relembra Lucas.
Já a mãe vive a expectativa de ganhar um sorriso novo. "Estou ansiosa demais, não vejo a hora de acabar [o tratamento]. Eu acredito que vai mudar tudo, porque depois de colocar a prótese vou poder rir melhor", afirma Maria Célia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.