Topo

Grávida, bilionária que inspirou série de TV é condenada por fraude

Elizabeth Holmes - Justin Sullivan/Getty Images/AFP
Elizabeth Holmes Imagem: Justin Sullivan/Getty Images/AFP

Colaboração para Universa, em São Paulo

21/11/2022 19h17

A bilionária Elizabeth Holmes foi condenada a 11 anos de prisão por enganar investidores, médicos e pacientes. Por estar grávida, ela não terá que se entregar até 27 de abril de 2023.

Aos 30 anos de idade, em 2014, Elizabeth foi apontada pela "Forbes" como a mulher mais jovem do mundo a fazer a própria fortuna. Ela foi considerada a "nova Steve Jobs".

Elizabeth fundou sua start-up, a Theranos, em 2003, com apenas 19 anos. Na época, ela cursava engenharia química na Universidade de Stanford, mas, devido ao sucesso da empresa, não chegou a concluir o curso.

A promessa era modernizar exames de sangue. Através da Theranos, Elizabeth conseguiu enganar dezenas de investidores. Ela afirmava ter desenvolvido máquinas capazes de fazer exames com menor quantidade de amostra de sangue, mais rápidos e mais baratos do que os realizados por laboratórios tradicionais. A empresa foi avaliada em US$ 9 bilhões.

O escândalo da fraude veio à tona em 2015, quando o "The Wall Street Journal" publicou uma série de artigos investigativos questionando a credibilidade dos testes da Theranos e acusando a empresa de, entre outras coisas, diluir as amostras de sangue e enviá-las a laboratórios comuns.

Essas acusações levaram o Departamento de Justiça dos Estados Unidos a abrir processos contra Holmes e seu ex-namorado, o ex-presidente e ex-diretor de operações da empresa, Ramseh "Sunny" Balwani. Em 2018, a Theranos foi fechada.

Virou série

A história de Elizabeth Holmes virou série, disponível no Star+. A protagonista é interpretada por Amanda Seyfried.

O enredo traz a história de Elizabeth, a fundação de seu negócio de sucesso e como tudo acabou mal.

"The Dropout" é inspirada em um podcast homônimo da ABC News, e tem oito episódios no total. Além de Seyfried, o elenco conta com Naveen Andrews como Sunny Balwani, Laurie Metcalf, Sam Waterston e William H. Macy.

Casada com herdeiro

Atualmente, Elizabeth tem 38 anos e vive em São Francisco com o marido, o herdeiro Billy Evans, 29 anos. Ele é dono da rede de hotéis Evans Hotel Group, que tem vários resorts espalhados pela Califórnia.

O casal teve o primeiro filho, batizado de William Holmes Evans, no ano passado, e agora espera o segundo bebê. O julgamento de Elizabeth chegou a ser adiado algumas vezes por conta da pandemia de covid-19 e da primeira gravidez.

Julgamento

O julgamento de Elizabeth Holmes está sendo considerado um marco da Justiça americana, já que raramente se investigam e punem fraudes do Vale do Silício.

Suas vítimas incluem o magnata da mídia Rupert Murdoch, o fundador da Oracle Larry Ellison, a família Walton, dona do Walmart, a família bilionária da ex-secretária de Educação Betsy DeVos, o ex-secretário de Estado Henry Kissinger e o ex-secretário da Defesa James Mattis, entre muitos outros.

Holmes reconheceu que a tecnologia da Theranos só foi usada para testes com alguns pacientes. Sua defesa afirma, no entanto, que ela mesma acreditava na capacidade tecnológica de sua empresa, e que não se tratou de fraude, e sim de uma tentativa malsucedida de revolucionar os exames de sangue.

"Senti uma profunda vergonha pelo que as pessoas passaram porque eu falhei com elas", disse Elizabeth à imprensa americana após sair do tribunal.

A ex-promessa do Vale do Silício passou suas duas gestações sob o estresse de julgamentos. Em março de 2021, sua primeira gravidez foi revelada por seus advogados, que pediram adiamento do processo. O bebê nasceu no dia 10 de julho.

Em janeiro deste ano, ela foi condenada por um júri após um julgamento que durou três meses. Pouco tempo depois, revelou estar gestando seu segundo filho.

Elisabeth é filha de Christian Rasmus Holmes IV, que foi vice-presidente da Enron, empresa de energia que mais tarde foi à falência, em meio a um escândalo envolvendo fraude contábil. Seu bisavô Charles Louis Fleischmann fundou a empresa Fleischmann, de produção de fermento.