Topo

Noiva marca casamento sem conhecer o noivo: 'Melhor loucura da minha vida'

A médica Wemilly Teixeira marcou o casamento sem conhecer o noivo pessoalmente  - Acervo pessoal
A médica Wemilly Teixeira marcou o casamento sem conhecer o noivo pessoalmente Imagem: Acervo pessoal

Fernando Barros

Colaboração para Universa, em Salvador

21/11/2022 04h00

A médica Wemilly Teixeira, 27, e o fotógrafo Filipe Costa, 30, têm uma história digna daquelas de filme. Sem nunca terem se visto pessoalmente, os dois decidiram se casar e planejaram todos os detalhes desse grande dia, desde o local da cerimônia até a decoração e o buffet da festa, à distância. Ela em Rondônia, no norte do Brasil; ele, no Canadá.

Com um ano de casados, Wemilly e Filipe resolveram compartilhar a história deles em seus perfis no Instagram e têm viralizado nas redes sociais. "Não imaginava que ia ganhar tanta repercussão, apenas queria mostrar com essa publicação que quando há um propósito em comum e vontade de fazer dar certo, mesmo com distância e sofrimento, os dois conseguem", destaca a médica, em entrevista a Universa.

O casal se conheceu através de um aplicativo para treinar inglês em julho de 2018. Wemilly conta que sempre teve o sonho de morar no Canadá e entrou no app para praticar o idioma. Ao trocar mensagens com Filipe, que é mineiro e morava lá na época, ela viu uma oportunidade de saber mais sobre o país, sua cultura e pegar dicas com o então novo amigo.

"Assim, fomos nos aproximando e passamos a conversar bastante. Fazíamos videochamadas, falávamos sobre nossas vidas e foi crescendo uma amizade muito grande entre nós. Com o tempo, nos demos conta que estávamos envolvidos um com o outro e que aquele era um sentimento muito maior", relata Wemilly.

6.031 km de distância e uma playlist em comum

Mesmo percebendo que estavam se apaixonando, os dois tentaram segurar esse amor, por conta da distância e porque não tinham uma previsão de quando podiam se encontrar. Ela estava às voltas com os últimos períodos na Faculdade de Medicina e ele no meio do processo para obter cidadania canadense. Por isso, decidiram se afastar e diminuíram, assim, a frequência com que conversavam.

Wemilly  e Filipe se conheceram em um aplicativo de treinar inglês - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
Wemilly e Filipe se conheceram em um aplicativo de treinar inglês
Imagem: Acervo pessoal

Para não perderem totalmente o contato, no entanto, Filipe criou uma playlist no Spotify e propôs a Wemilly que ambos adicionassem uma música lá todos os dias. A playlist foi batizada de 6.031 km, exatamente a distância entre eles, e serviria como um ponto de conexão entre os dois. "Durante o tempo que ficamos sem nos falar entre 2019 e 2020, a música funcionava como uma forma de expressão. Quando ele adicionava uma faixa na playlist, eu sabia se ele estava bem", lembra.

Wemilly diz que tanto ela quanto Filipe tentaram seguir suas vidas e conhecer outras pessoas. "Ele chegou a começar um relacionamento, mas não deu certo e eu não conseguia me envolver emocionalmente com ninguém. Durante o tempo que ficamos afastados, não tinha um dia em que eu não pensasse nele", conta. No meio de 2020, no auge da pandemia, os dois voltaram a se falar e começaram a namorar, mesmo à distância.

"Vimos que cada um estava sofrendo separados e que, juntos, podíamos tentar lidar com aquilo e fazer as coisas darem certo. Não foi fácil. Como nunca tínhamos nos visto pessoalmente, nem convivido, precisamos fortalecer muito a nossa comunicação e conversar sobre tudo para construir o nosso amor e uma relação de respeito", afirma a médica.

Família achou uma loucura, mas o casal foi em frente

Namorando à distância, Wemilly e Filipe começaram a falar sobre casamento. "No início, era só de brincadeira, mas quando percebemos já estávamos vendo local para a cerimônia, pesquisando fornecedores, o que iríamos servir para os convidados, entre outros detalhes. Quando vimos uma casa à beira-mar com um preço ótimo em Fortaleza, decidimos que era hora de fechar a data, porque os dois amavam o Nordeste", lembra aos risos Wemilly.

Assim, em outubro de 2020, eles bateram o martelo e agendaram o casamento para novembro do ano seguinte. "Contamos para nossos familiares mais próximos e eles acharam uma loucura: 'como assim casar com alguém que nunca nem viu?', mas já estávamos conectados e aguardando ansiosamente por esse momento. Foi a melhor loucura da minha vida", diz ela.

Em janeiro de 2021, Wemilly viajou para Minas Gerais para passar uma semana com a família do noivo. "Conheci eles antes mesmo de conhecer Filipe". O primeiro encontro com o amado só aconteceu em maio de 2021, seis meses antes do dia do casamento, quando ele veio do Canadá para finalmente se verem pessoalmente.

Um ano de casados e planos de morar no Canadá

"Quando fui buscá-lo junto com minha irmã no aeroporto de Rondônia, eu estava tão nervosa, que minhas mãos tremiam. Ao vê-lo, meus olhos encheram de lágrimas e corri para abraçá-lo. Ficamos um bom tempo nos abraçando e nos reconhecendo", recorda.

O primeiro beijo também rolou neste dia e Wemilly conta que foi mágico. "Tivemos a certeza de que estávamos certos e valeu a pena esperar tanto por esse momento. O encaixe foi perfeito", derrete-se. Meses depois, os dois se casaram numa cerimônia pequena, para 50 pessoas, e puderam enfim celebrar essa união e a cumplicidade construídas à distância ao longo de três anos.

Namorando à distância, Wemilly e Filipe começaram a falar sobre casamento - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
Namorando à distância, Wemilly e Filipe começaram a falar sobre casamento
Imagem: Acervo pessoal

Atualmente vivendo em Sorocaba, no interior de São Paulo, os dois planejam agora se mudar para o Canadá. "Foi o interesse por esse país que nos aproximou, então acho que é uma forma de fazer jus à nossa história. Se tudo der certo, já no primeiro semestre de 2023, estaremos morando lá", finaliza Wemilly.