Topo

Quem é a comentarista que usou braçadeira de arco-íris proibida pela Fifa

Alex Scott usou a braçadeira de arco-íris proibida pela Fifa - Reprodução/BBC
Alex Scott usou a braçadeira de arco-íris proibida pela Fifa Imagem: Reprodução/BBC

Colaboração para Universa, em São Paulo

21/11/2022 11h56

Ex-jogadora de futebol da seleção feminina da Inglaterra e atual comentarista da BBC, Alex Scott fez história ao entrar no estádio da Copa com a braçadeira arco-íris, em apoio à causa LGBTQIA+. A braçadeira, que seria usada pelos capitães de times europeus, foi banida pela Fifa após embate com o governo do Qatar, onde é crime ser gay.

No início da manhã de hoje, Federações de Futebol da Inglaterra, País de Gales, Bélgica, Dinamarca, Alemanha, Holanda e Suíça emitiram um comunicado conjunto afirmando que os jogadores que usassem a braçadeira em campo receberiam cartão amarelo.

Em protesto à decisão, a jornalista apareceu em campo na manhã de hoje, na estreia da seleção inglesa contra o Irã, utilizando a braçadeira.

Quem é Alex Scott

Alex Scott tem 38 anos e jogou na equipe feminina do Arsenal. Ela entrou em campo 140 vezes pela seleção inglesa e representou a Grã-Bretanha nas Olimpíadas de 2012. Em 2019, ela foi inclusa no hall da fama do futebol inglês.

Em 2018, Alex estreou como comentarista da BBC na Copa da Rússia e foi a primeira comentarista mulher da Sky Sports. No ano seguinte seguiu na cobertura da Copa feminina e da Premier League, principal campeonato europeu de futebol.

Em 2019, participou da versão britânica da Dança dos Famosos e ficou em quinto lugar. Em 2020 esteve à frente da cobertura das Olimpíadas na BBC.

Alex foi casada com a ex-colega de time Kelly Smith. As duas jogaram juntas nos Estados Unidos, no time Boston Breakers, e voltaram para a Inglaterra no mesmo ano, em 2012, para jogar no Arsenal.

Em seu livro de memórias, "Como (Não) Ser Forte", publicado em 2022, Alex confirmou que teve um relacionamento com Kelly Smith entre 2005 e 2013, por quem foi "profundamente apaixonada".