Topo

'Casa com a mamãe': elas quebraram tudo ao pedir os namorados em casamento

Raynglit figiu fazer um ensaio fotográfico para pedir Marcos em casamento  - Acervo pessoal
Raynglit figiu fazer um ensaio fotográfico para pedir Marcos em casamento Imagem: Acervo pessoal

De Universa, em São Paulo

22/11/2022 04h00

"Quer casar comigo?' Essa é uma frase que mulheres heterossexuais geralmente esperam ouvir de seus parceiros. Tradicionalmente, o tal pedido de casamento, ajoelhado e com alianças, costuma ser responsabilidade deles. Mas algumas mulheres resolveram quebrar o protocolo e tomar essa iniciativa.

A confeiteira Ana Elisa contou com a ajuda da pet do casal, uma cachorra salsicha chamada Maya, para fazer o pedido, Beta Martinez, dona do blog "Aceito, sim", pediu apoio de uma fornecedora amiga na hora da surpresa. Já a influenciadora Raynglit fingiu que estava fazendo um ensaio fotográfico e enganou o namorado direitinho.

Universa conversou com mulheres que fizeram o pedido e elas contaram suas histórias.

'Casa com a mamãe?'

 Ana Elisa contou com a ajuda de Maya para pedir o namorado Marcos em casamento - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
Ana Elisa contou com a ajuda de Maya para pedir o namorado Marcos em casamento
Imagem: Acervo pessoal

"Eu e o Marcos nos conhecemos há cinco anos, mas só começamos a namorar em junho. Trabalho em casa, fazendo doces e ocupo a cozinha da minha mãe para preparar as encomendas. Sei que tem horas que eu acabo atrapalhando e ficando no caminho. Por isso, nós decidimos que iríamos alugar um apartamento para nós dois. Pegamos a chave da nossa casa quando completamos quatro meses juntos.

O sonho do meu agora noivo era ter uma dachshund, aquela cachorra salsicha. Eu queria dar a ele de presente de aniversário, mas como o irmão disse que a mãe não ia gostar, desisti. A ideia só voltou a ganhar força quando nossa casa entrou no jogo. Decidi que o pediria em casamento com a ajuda da nossa nova pet.

Maya, a salsicha, chegou em casa bem no dia que recebemos as chaves, então queria organizar uma surpresa para ele. Bem naquele dia, íamos em um churrasco na casa de uns amigos. Marcos sempre dormia em casa, mas bem nessa data disse que iria para a dele, já que eu precisaria trabalhar à noite. Ainda bem: a surpresa seria arruinada se ele fosse pra minha casa.

Para mim, não tem essa de que é o homem que tem que fazer o pedido. O importante é as pessoas se amarem.

Contei para algumas amigas a ideia e elas me ajudaram. Organizei uma cesta com pétala de rosas e os balões para colocar na parede e ele ver na hora que abrisse a porta do apartamento. Mas no dia começou a dar tudo errado. A moto dele quebrou, ele tinha uma prova, não tinha mais como ir ao apartamento, cheguei no condomínio e não me deixavam entrar...

Como tínhamos alguns amigos que iam nos visitar nesse dia, liguei para eles e contei qual era o plano. Eles buscaram o Marcos na faculdade depois da prova e foram direto para o nosso apê. O que eu não sabia é que eles iam dar um micro-ondas de presente para a gente, já que não tínhamos nada para a casa nova. Meu condomínio é grande. Eles precisariam andar uns 10 minutos da portaria até o prédio com o micro-ondas pesado no braço, então os três, Marcos, e meu casal de amigos, foram revezando o peso.

Enquanto isso, eu deixava tudo pronto no apartamento. No revezamento de peso, o Marcos precisava estar com os braços livres na hora que entrasse em casa - e foi o que aconteceu. Quando ele abriu a porta e viu a cena tomou o maior susto. Na parede, os balões formavam "Casa com a mamãe?" e eu estava no chão, ao lado da Maya, que estava dentro de uma cestinha.

Além de não esperar, ele estava cansado, porque tinha carregado o micro-ondas por um bom tempo. Ele ficava repetindo "mentira" e não acreditava. Como ele é tímido e tinha muita gente ali, ele não sabia muito como reagir.

Ele me abraçou, disse que me amava. E aceitou o pedido. A família dele chegou depois do 'sim'. Assim como o Marcos, eles não sabiam de nada. Quando todo mundo foi embora, ele conversou comigo e agradeceu. Disse que nunca imaginaria que ganharia a Maya, que não conseguia expressar a felicidade dele.

A gente fica com a ideia na cabeça de que são os homens que têm que pedir, mas não tem nada a ver. O que importa é que vamos ter uma família juntos. Estamos felizes e ansiosos. Ele não achou estranho eu tomar a iniciativa. Se tudo der certo, ano que vem nos casamos do jeito que imaginamos", Ana Elisa Guarezemini, 22 anos, é confeiteira e pediu o namorado Marcos Rodrigo Dias Correa, 25 anos, que trabalha com atendimento, em casamento em outubro desse ano. Eles são de São Paulo.

Fábrica de aliança na hora do pedido

Beta pediu Renato em casamento em uma oficina de aliança - Murillo Medina - Murillo Medina
Beta pediu Renato em casamento em uma oficina de aliança
Imagem: Murillo Medina

'Renato e eu estávamos juntos há menos de um ano quando decidi pedi-lo em casamento. Nós namoramos brevemente em 2011, nos separamos e ficamos cinco anos sem nos falar. Nesse período, eu casei, ele teve um relacionamento. Nos reencontramos quando eu me separei. Era uma história que era para ser. Então decidi pedi-lo em casamento.

Renato nunca tinha feito uma festa de casamento. Como eu trabalho no ramo, sou dona do site 'Aceito, sim' que é especializado em casamentos, ele começou a me ver na área e ficou empolgado.

Eu queria logo oficializar a nossa história e, impaciente que sou, decidi tomar a iniciativa. Não sabia quanto tempo ele ia demorar para fazer o pedido.

Em São Paulo, existe um fornecedor que se chama 'Dia da Aliança', onde o casal pode fazer a sua própria aliança. A Bárbara, que atende no ateliê, recebe o casal para um almoço ou jantar e depois passa para a parte de produção dos anéis. Combinei com ela o que iria fazer e disse para o Renato que tinha ganhado um almoço às cegas de um fornecedor.

Chegando lá, a Bárbara fingiu que não me conhecia, se apresentou na porta. E nos levou para dentro do ateliê. Eu tinha um fotógrafo escondido esperando para registrar o momento e ele não percebeu nada. O local não tem nome na porta e nada que faça que a gente reconheça do que se trata. Então foi fácil.

Quando chegamos ao local em que íamos comer, já tinha um espumante gelado e começamos a conversar um pouco com a Bárbara, até que ela parou e disse para o Renato que, na verdade, eu estava ali para uma surpresa e que já nos conhecíamos. Perguntei para ele se não tinha entendido ainda que aquele era um local onde os casais faziam aliança juntos. Que o tinha levado ali para pedi-lo em casamento.

Ele ficou muito surpreso e começou a rir de nervoso. Ficou com as mãos no rosto agachado, mas aceitou o pedido. Ele não esperava mesmo. Disse que ia me pedir na nossa viagem para a Disney, mas faltava ainda um ano para irmos. Eu ia achar lindo um pedido lá, mas fazer as alianças juntos é algo inusitado. Essa é a aliança que usamos até hoje, pois nos casamentos em janeiro de 2019", Beta Martinez, 41 anos, dona do blog 'Aceito Sim', pediu Renato Bastos, 39 anos, gerente, em casamento em janeiro de 2019. Eles são de São Paulo.

'Bênção dos filhos'

Raynglit e Marcos estavam juntos há um ano quando ela fez o pedido  - Acervo pessoal  - Acervo pessoal
Raynglit e Marcos estavam juntos há um ano quando ela fez o pedido
Imagem: Acervo pessoal

"Eu e Marcos estávamos juntos havia um ano quando decidi pedi-lo em casamento. Eu já tinha pensado nisso antes, mas tinha desistido. Só decidi seguir em frente depois de começar com Flávia, filha de Marcos. Ela me perguntou por que ainda não tínhamos casado. O apoio dela fez toda a diferença para eu tomar a decisão.

Se você sente vontade de fazer o pedido, por que não fazê-lo, sabe? A gente deixa para homens, mas eu quis fazer isso.

A conversa com ela foi na segunda e na quinta-feira já fiz o pedido. Corri atrás de alianças e tudo. O plano era fazer um ensaio fotográfico e levá-lo comigo. Como trabalho como influencer aqui na minha cidade, ele não desconfiou. Eu tenho parcerias e faltava uma semana para o Dia dos Namorados, então ele acreditava ser trabalho.

Fiz o pedido no Iate Clube de Cáceres, cidade onde moramos no Mato Grosso. Montei uma decoração com um arco de flores e balão, avisei a família e eles ficaram nos esperando na areia - temos uma praia de rio banhada pelo rio Paraguai. Coloquei também uns balões que diziam 'Casa comigo?'.

Começamos o ensaio, com a fotógrafa preparada, e fizemos várias fotos juntos, ele fez sozinho, com a filha... Em uma certa altura, estava um pôr do sol lindo, eu avisei que tinha uma surpresa para ele. Coloquei uma venda em seus olhos e um fone de ouvido nele. Estávamos a uns 50 metros da praia e, enquanto andávamos até lá, ele ouvia mensagens de várias pessoas querida. A última seria minha, o pedindo em casamento. Falei que quando o áudio terminasse ele poderia tirar a venda.

Ele estava muito emocionado com os áudios, quando tirou a venda, eu estava ajoelhada com as alianças. E ele disse que aceitava. Já estamos juntos há dois anos, mas nos conhecemos desde 2019.", Raynglit Camargo, 23 anos, é influencer e fotógrafa, e pediu Marcos Fernandes, 46 anos, empresário, em casamento. Eles são de Cáceres, Mato Grosso.