Assédio ou importunação? O que Tirullipa fez contra influencers na Farofa
O humorista Tirullipa foi expulso da Farofa da Gkay após ser filmado retirando o biquíni de influencers sem o consentimento delas. Em nota, a organização do evento disse que ele deixaria o evento após ter praticado "assédio".
Afinal, o ato praticado por Tirullipa é assédio? Para isso, é importante saber diferenciar assédio, importunação e estupro.
- Assédio sexual - Para caracterizar é preciso que ele ocorra no ambiente de trabalho e que haja diferença hierárquica entre agressor e vítima. Como, por exemplo, um chefe constrange uma funcionária a dormir com ele sob ameaça de ela perder o emprego. Mesmo que não haja uma investida tão direta, mas a pessoa se sentir intimidada ou humilhada com a abordagem do outro, ela é vítima. A aproximação corporal, o toque não consentido, como passar a mão no braço, no cabelo e no rosto, por exemplo, a cantada ofensiva outros exemplos.
- Importunação sexual: é o ato de praticar, contra vontade de uma pessoa, qualquer ato sexual, sensual ou erótico. Inclui, por exemplo, toques não consentidos, "encoxadas", masturbação, ejaculação, etc. Um exemplo mais comum é o que ocorre em transportes coletivos lotados, onde determinados homens se aproveitam da situação para tocar no corpo das mulheres sem o consentimento delas.
- Estupro: ocorre com violência ou grave ameaça. Nesta situação, o autor do crime força a vítima a ter consigo conjunção carnal ou qualquer outro ato de perversão sexual. Nesta situação há necessariamente o emprego de violência ou grave ameaça, diferentemente do assédio e importunação sexual. Além disso, para o estupro ser caracterizado não é necessário que haja o sexo, de fato.
Qual a pena de cada um?
- Assédio - detenção entre 1 a 2 anos. A pena do assédio sexual será aumentada em até um terço se a vítima for menor de 18 anos.
- Importunação: - reclusão, de 1 (um) a 5 (cinco) anos, se o ato não constitui crime mais grave.
- Estupro - reclusão, de 6 (seis) a 10 (dez) anos.
Como denunciar?
- Assédio - A vítima deve procurar ajuda e denunciar o agressor no setor de recursos humanos da empresa, além de fazer a denúncia formal nos órgãos de defesa da mulher.
- Importunação sexual e estupro - A vítima deve denunciar à Polícia Militar ligando para 190 e também pode fazer a denúncia no Centro de Atendimento à Mulher pelo número 180 ou à Guarda Municipal número 153. O Disque-Denúncia também está aberto a esse tipo de caso, número 181, assim como o Disque 100 de Direitos Humanos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.