Topo

Homem é preso após 'botão do assédio' ser acionado em ônibus de BH

Guarda Municipal abordaram o ônibus e prenderam o suspeito do crime - Divulgação/Guarda Municipal
Guarda Municipal abordaram o ônibus e prenderam o suspeito do crime Imagem: Divulgação/Guarda Municipal

De Universa, em São Paulo

20/12/2022 17h48Atualizada em 20/12/2022 17h48

Um homem de 64 anos foi preso ontem suspeito de importunação sexual em Belo Horizonte após uma mulher decidir acionar o "botão do assédio" no ônibus da linha 61 do MOVE, que fazia o trajeto Vendo-Nova/Centro.

De acordo com a Guarda Municipal, a vítima, de 30 anos, relatou que o homem estava passando as mãos nas coxas dela e só parou quando ela pediu ajuda. O botão foi acionado e os agentes abordaram o ônibus, prendendo o suspeito.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia da Mulher da Polícia Civil. A Polícia Civil informou que ouviu o suspeito e que ele foi autuado em flagrante pelo crime de importunação sexual. Ele permanece preso, à disposição da Justiça.

A Guarda Municipal ainda informou que, com esta ocorrência, o "botão do assédio" contabiliza um total de 22 acionamentos durante o ano.

>>> Leia também: MG: Homem é preso por masturbação em ônibus equipado com 'botão do assédio'

O dispositivo foi lançado em 2018 pela Prefeitura de Belo Horizonte em todos os ônibus da capital.

Ele é acionado pelo motorista do veículo após uma denúncia. Na sequência, a empresa consulta o GPS para saber a localização exata do ônibus acionando a COP-BH (Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte) que encaminha uma viatura da Guarda Municipal ou da Polícia Militar mais próxima. A operação, segundo a prefeitura, dura em média 10 minutos.

Desde a implementação, a Prefeitura registrou 81 denúncias de importunação sexual dentro de ônibus em Belo Horizonte.