Topo

CTRL Ver + CTRL Ser

As mulheres que inspiram o estilo de quem inspira você


Paixão por cantora a fez descobrir dança e mudar expressão: 'Vontade forte'

De Universa, em São Paulo

24/01/2023 11h00

Há quase cinco anos, Flávia Durante, 45, descobriu uma paixão: a cantora Rosalía. A jornalista, produtora de eventos e DJ viu seu estilo de vida ser impactado de forma inédita após descobrir a música e a dança da espanhola. O sentimento é tão forte que mudou sua forma de se expressar por meio do corpo e virou até tema do bolo de seu último aniversário.

"Fui tocada por ela. Depois de conhecê-la, quis aprender a dançar e mostrar que meu corpo poderia expressar arte", diz ela, que chegou a chorar de emoção ao falar da espanhola nos bastidores da gravação do terceiro episódio de "Ctrl Ver + Ctrl Ser", de Universa. No programa, que passeia pela construção de estilo dos ícones de cada convidada e as transforma neles, Flávia se vestiu de Rosalía e Carmen Miranda.

A flecha da paixão a acertou quando ouviu o segundo álbum da artista, "El Mal Querer", de 2018. "Minha vida mudou completamente, fiquei apaixonada, enlouquecida por essa mulher", diz. Um ano depois, em Barcelona, pôde assistir a um show. Virou relacionamento sério, com direito a quatro viagens seguidas para a Espanha.

Rosalia e suas origens inspiram os looks de Flavia Durante - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Rosalia e suas origens inspiram os looks de Flávia Durante no programa "Ctrl Ver + Ctrl Ser"
Imagem: Mariana Pekin

"Me despertou uma paixão pela cultura do flamenco, algo que conhecia apenas superficialmente", diz ela, que começou a praticar a dança em 2019. "Foi a primeira vez que tive vontade de me expressar artisticamente dançando. Me deu esse gatilho de um jeito bom. Sempre dancei alguma coisinha, mas ao conhecer o ritmo, a vontade veio mais forte", conta.

Pela internet, fez contato com o coreógrafo da cantora, José Manuel Álvarez, que a convidou para fazer uma aula. De volta a Barcelona, em 2020, lá foi ela bater as castanholas. Mesmo iniciante, se jogou no desafio com uma turma mais avançada.

Mas a cantora mesmo Flávia ainda não conheceu, ainda que já tenha visto shows e até tentado entrar em uma área restrita em uma festa em que a cantora esteve, em São Paulo, em agosto do ano passado: "Nos falamos de vez em nunca pelo Instagram; marco a Rosalía nos stories e ela comenta".

Mudando a vida das mulheres

Cores e estampas usadas por Carmem Miranda é algo Flavia Durante admira  - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Cores e estampas usadas por Carmem Miranda também são referência de estilo de Flávia
Imagem: Mariana Pekin

Flávia é conhecida por ter criado o bazar Pop Plus, para moda plus size. "Comecei o bazar para ter uma renda extra", conta. Contudo, ao enfrentar uma demissão, em 2016, viu ali uma oportunidade de crescer.

Hoje, o empreendimento virou a maior plataforma de moda e cultura plus size da América Latina. E já mudou a vida de clientes. "Me emociono com as histórias que escuto. Costumo dizer que sou responsável pela primeira vez de várias mulheres. A primeira vez que usou um biquíni, um vestido curto e uma calça jeans", conta.

Assista a Ctrl Ver + Ctrl Ser no YouTube de Universa.
O programa vai ao ar toda terça, às 11h.
Direção de Cecília Minner, produção executiva de Taís Nicolino e coordenação de Lyvia Squadrans.