'Lido com noias delas sobre corpo': o trabalho de uma stylist das famosas
Quando a gente vê uma celebridade em algum evento com aqueles looks que dão que falar, é bem provável que haja um stylist por trás das escolhas. E é esse o trabalho de Bella Castro, 34. Ela já vestiu celebridades para curtir desde a Farofa da GKay até o Rock in Rio. Os modelitos da apresentadora Laura Vicente no programa "Ctrl Ver + Ctrl Ser", de Universa, também são assinados por ela —e são babado.
Aos 17 anos, Bella já dava seus pulos: começou ajudando a vestir modelos nos camarins do Fashion Rio, evento de moda da capital fluminense. Hoje, veste apresentadores do Multishow, é parceira da jornalista Fernanda Catania, a Foquinha, numa parceria de sete anos, e faz trabalhos com artistas como a atriz Laura Neiva e a influenciadora Marcela Mc Gowan.
Formada em moda, ela conta que, no fundo, é quase uma psicóloga das clientes. "Ser personal stylist tem mais a ver com psicologia do que com moda, pois estou lidando com a autoestima de uma pessoa, com nóias do corpo, com como ela quer ser vista. Tem que cocriar com o outro", diz.
"Ao mesmo tempo, tem que desafiá-lo algumas vezes, senão nunca sai da zona de conforto. É um trabalho de análise. De dizer: 'Sei que você não gosta disso, mas olha essa modelagem', e tentar trazer esses desafios e permitir à pessoa se ver florescendo dentro de si", explica.
Vestidas para farofar
Amiga e stylist de Foquinha, Bella viu sua carreira crescer junto com a da influenciadora. Em 2017, quando a jornalista fez parte do time de apresentadores do Multishow no Rock in Rio, foi Bella que a vestiu. "Mandava roupas pelos Correios, do Rio de Janeiro para São Paulo, e fazíamos as provas dos looks por chamada de vídeo", relembra.
Também vestiu a amiga com abadás cheios de amarrações —personalizados manualmente—, muito brilho e estampa de onça para a última edição da Farofa da GKay. "Tem vídeos dela às 7 da manhã naquela gaiola que fica no meio da festa. Vi e pensei: 'Deu certo, estava tudo em cima e não saiu nada do lugar'", diverte-se.
Tchau, mãe
No final de 2017, trabalhando como gestora de compras em uma loja multimarcas, Bella pediu demissão e focou no que queria para sua carreira.
Abraçando todas as oportunidades ao mesmo tempo, Bella veio para São Paulo em julho de 2018 para fazer um trabalho para uma fast fashion. Em 20 dias, não parou de trabalhar, emendando outras oportunidades. Estava ali o sinal de que precisava vir de mala e cuia para a cidade.
"Saí da casa da minha mãe e fui. Estava com a cabeça feita de que ia fazer o que eu gosto e construir uma carreira sólida", diz. Deu certo.
Começo com Capricho
Bella chegou a pensar que não conseguiria trabalhar na área por falta de oportunidades. Passou por muitas etapas antes de ter seu nome como uma das stylists no canal Multishow.
A carreira começou mesmo na revista Capricho, durante sua participação, em 2011, no reality show fashion "Temporada de Moda Capricho", que ia ao ar no canal à cabo "Boomerang". Os participantes tinham que montar looks de acordo com os temas, e quem ganhasse teria a oportunidade de estagiar na editoria de moda da publicação.
"Cheguei na final e pensei: 'Sou boa nisso aqui'. Virei correspondente da revista no Rio de Janeiro, fazendo as sessões de moda com as leitoras", conta Bella, que até hoje se orgulha, com razão, desse ínicio. "Era meu sonho."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.