Topo

Mariliz sobre influencers red pill: 'Parece inofensivo, mas é perigoso'

Colaboração para Universa, em São Paulo

28/02/2023 17h01

A jornalista Mariliz Pereira Jorge criticou o discurso machista como o utilizado pelo "coach do Campari", Thiago Schutz, denunciado pela humorista Livia La Gatto por ameaça. Schutz é autor do Manual Red Pill, uma referência à pílula vermelha do filme "Matrix" usada por um movimento de homens que criticam comportamentos femininos.

Para Mariliz, o discurso como o do coach, "com um pouco mais de verniz", acaba alimentando a epidemia de feminicídio que vemos no Brasil.

Ela também criticou o pronunciamento publicado por Schutz, afirmando que foi mal interpretado.

"Pronunciamento muito típico de homens nessa situação. Ele não pede desculpa em nenhum momento, não assume o fato de que foi, no mínimo, inadequado, para não dizer criminoso, e fica se justificando, porque é o que esses homens fazem".

Ela também chamou a atenção para o fato de esse tipo de situação e pensamento ser propagado há muito tempo na internet dentro de grupos específicos, com falas machistas e misóginas. "Esses grupos existem há muito tempo, e o Thiago é um cara que está acima da superfície, mas ele usa o mesmo discurso de ódio, só que com um pouco mais de verniz. Ele agride as mulheres o tempo todo".

Ainda durante a participação no Sem Filtro, Mariliz afirmou que esse tipo de comportamento é típico de homens frustrados, que não conseguem se relacionar com mulheres e colocam suas frustrações amorosas, financeiras e profissionais na conta delas.

É um discurso perigoso porque é calcado na submissão da mulher, e a gente sabe o que acontece quando a mulher deixa de ser submissa em um relacionamento. Esse tipo de discurso alimenta essa epidemia de feminicídio que a gente está vendo no Brasil e no mundo. Precisamos falar, expor e discutir o nível de agressividade por trás dessa conversinha. Mariliz Pereira Jorge

O Sem Filtro vai ao ar terça e sexta-feira em edição única. O programa é sempre ao vivo.

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: