Topo

Desculpa Alguma Coisa

Tati Bernardi faz entrevistas malucas e inesperadas com pessoas que você adora


Denise Fraga diz que não é uma pessoa vingativa: 'Tenho esse problema'

Colaboração para Universa, em São Paulo

05/03/2023 04h00

Convidada do Desculpa Alguma Coisa, videocast apresentado por Tati Bernardi em Universa, a atriz Denise Fraga falou sobre sua personalidade. É uma pessoa paciente, diz, e classificou isso como um problema. "A primeira peça que montei foi de uma mulher que não consegue dizer não." Também diz ser "ansiosa, angustiada e curiosa".

A atriz continuou a conversa lembrando também que acredita que "nunca está suficiente o que faz pelos outros".

A respeito do autocuidado, diz que tem pensado bastante sobre a menopausa. Procura cuidar da alimentação e tomar muita água —mas não é neurótica quanto a isso.

Denise apontou ainda que já viveu um relacionamento abusivo, mas não entrou em detalhes.

A atriz conta que só percebeu a situação ao olhar tudo em retrospecto, mas disse achar perigoso o processo de "cancelamento retrógrado", criticando coisas sem que se analise o contexto histórico na qual estão inseridas.

Revolução da paciência

Denise contou não ter carro e revelou um incômodo que o uso do celular constantemente traz.

"Ando muito de táxi e de aplicativo. Às vezes entro no táxi e o celular me puxa. Daí comecei a perceber que o celular estava me tirando uma coisa preciosa que era conversar com o taxista olhando pela janela."

O assunto surgiu quando a atriz, que também é cronista, contava de onde vem inspiração. "Eu vou na rua e volto com uma história. Eu gosto. É um exercício."

Denise contou também que sempre puxa papo nos lugares em que vai. Para ela, a vida virtual tem feito as pessoas se "perderem".

"Comecei a ficar com preguiça por causa da vida virtual, porque ela está sempre nos puxando. Se a gente tem alguma revolução a fazer, tem que ser da escuta e da paciência. A gente não tá sabendo mais por causa da vida virtual. O mundo está estragado. As pessoas estão acelerando áudio".

"Faço um exercício de tentar olhar as pessoas sem o redor. A gente não acelera pessoas", finalizou.

Espiadinha nos vizinhos

Denise também falou sobre uma situação curiosa que acontece com ela de vez em quando: ver seus vizinhos transando.

"Tem um casal do lado do meu prédio, acho que eles gostam de se mostrar. Eles transam", contou.

"Eles gostam de se exibir e. se eu estou passando lá e eles estão, dou uma olhadinha."

Mas ela brincou dizendo que é só uma espiada curiosa mesmo. "Não faço pipoca. Não chega a ser um programa, a luz é ruim".

Denise saiu do grupo

Ela contou ter deixado o grupo de sua família no WhatsApp durante as eleições presidenciais de 2022, como "metade do Brasil".

Ela diz que se sentiu desrepeitada. "Foi muito foda. Quando você vê seu tio-avô falar mal da Lei Rouanet, tenta falar, mas ele diz que é mamata. Como que eu consigo explicar? A gente viu a morte da lógica e da argumentação", afirmou, referindo-se à lei de incentivo à cultura criticada por bolsonaristas.

"Ficou difícil. Todo mundo pode pensar diferente, mas precisa respeito."

Denise Fraga diz como lida com a solidão, conta que é engraçada na cama e a rainha da pista

Para Denise, precisamos falar mais sobre democracia. "E muita gente precisa entender que essa coisa da extrema direita legitimada é perigosíssimo", pontuou.

A atriz criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). "A gente foi muito ultrajada por esse inimigo das artes, esse fascista. Só destruição e ódio."

Lacração é ideia "maluca"

A atriz comentou sobre a palavra "lacração", que tem sido cada vez mais usada no contexto de expor alguma ideia.

Para a atriz, "lacrar" demonstra intransigência. "Acho uma palavra maluca. Você fechou aquela ideia numa caixa, passa aquela fita e toda a ideia ficou ali".

Denise explicou por que acha que esse não é o melhor caminho para resolver conflitos. "Essa ideia de ter a última palavra... Acho uma pena. Tenho um amor por tudo que é imperfeito."

Casada várias vezes com o mesmo homem

O casamento de mais de 20 anos com o cineasta Luiz Villaça também foi tema da conversa.

"Casei várias vezes com o Luiz", brincou. "Casamento de muitos anos é construção pura. A direção do Luiz na minha vida, a parceria dele, me fez ser quem eu sou".

Denise contou que sempre usa o que aprendeu com o marido no trabalho.

A atriz ainda refletiu sobre o passar do tempo, que vê como algo positivo. "O tempo é muito cruel, mas também sedimenta e fortalece. Você não pode ser traída pela ideia de que o tempo acabou com algo. Tem uma coisa que está decantada ali embaixo. Você dá aquela mexida e talvez suba algo."

Assista à íntegra do Desculpa Alguma Coisa com Denise Fraga:

O programa Desculpa Alguma Coisa vai ao ar às quartas, às 20h, no Canal UOL, no YouTube de Universa e em plataformas de áudio.