Goma de vitamina? O que é mito nas dicas do TikTok para o cabelo crescer
Se você costuma passar alguma parte do seu dia rolando o feed do TikTok, provavelmente já deve ter visto dicas que prometem fazer o seu cabelo crescer mais rápido. Mas, será que elas realmente funcionam? Para responder essa dúvida, Universa conversou com as dermatologistas Natália Venturelli e Alessandra Anzai.
O que a gente tem que tomar cuidado com essas receitas [vistas no TikTok, e na internet, em geral] é que muitas delas podem trazer malefícios. Não só não funcionam, mas podem colocar a saúde em risco.
Alessandra Anzai, dermatologista colaboradora do ambulatório de tricologia do Hospital das Clínicas
Quais são?
- Óleo de rícino: há evidências mais fracas de que seu uso melhora a qualidade do cabelo, aumentando o brilho, mas nenhuma que apoie seu emprego para o crescimento dos fios.
- Multivitamínicos: não promovem aumento de crescimento, apesar de serem altamente prescritos em alguns tipos de queda de cabelo.
- Gomas de vitaminas específicas para cabelo: não funcionam por terem quantidades muito pequenas de vitaminas. Se não há deficiência desses micronutrientes no organismo, o produto não ajudará em nada.
- Xampus voltados para crescimento: não funcionam porque, na verdade, tratam a quebra capilar.
- Cronograma capilar: trata a haste do fio, portanto, não atua no crescimento. Funciona como uma maquiagem, dando mais luminosidade e brilho.
- Água de arroz fermentada: não existem estudos quanto à técnica. No entanto, o extrato de arroz, extrato de farelo de arroz (RB) e derivados de Oryza sativa têm estudos de segurança e literatura atual que são promissores para o RB promover o crescimento do cabelo devido à sua capacidade de aumentar a expressão de alguns fatores associados à manutenção da fase anágena.
- Trança ou deixar o cabelo preso em rabo de cavalo ou coque: não funciona. É preciso, ainda, tomar cuidado com a força colocada na amarração, isso aumenta o risco de quebra do fio ou uma alopecia de tração.
- Anticoncepcional no xampu: não funciona, uma vez que o anticoncepcional é de uso oral e não há como saber o quanto ele poderia ser absorvido em uso tópico.
- Massagear o couro cabeludo: pode ter alguns benefícios para o cabelo, mas não é garantia de que ele crescerá mais rápido ou mais saudável.
- Cortar o cabelo: não funciona, já que é cortada a parte morta do cabelo e não existe influência no couro cabeludo.
Embora algumas dicas do TikTok possam ter benefícios para a saúde do cabelo, é importante lembrar que o seu crescimento é um processo natural e não há soluções milagrosas para acelerá-lo drasticamente.
Natália Venturelli, dermatologista
Métodos comprovados
Segundo Anzai, os únicos métodos que realmente aceleram o crescimento dos cabelos e são cientificamente comprovados são as medicações. Por isso, elas devem ser prescritas por um dermatologista.
O que faz o cabelo parar de crescer?
Ainda que o comprimento do cabelo seja determinado geneticamente, a dermatologista Natália Venturelli afirma que alguns fatores podem retardar esse crescimento ou fazer com que ele pare de crescer antes do tempo. São eles:
- Idade: o ciclo de crescimento do cabelo pode diminuir com o decorrer da nossa idade, fazendo com que ele cresça mais devagar e fique mais fino.
- Hormônios: desequilíbrios hormonais, como os que ocorrem durante a menopausa ou a gravidez, podem afetar o crescimento do cabelo.
- Estresse: o estresse crônico pode afetar a saúde do cabelo, fazendo com que ele pare de crescer.
- Nutrição inadequada: uma dieta pobre em nutrientes, especialmente vitaminas e minerais essenciais para o crescimento do cabelo, pode impedir o crescimento adequado.
- Condições médicas: distúrbios da tireoide ou doenças autoimunes também podem afetar o crescimento do cabelo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.