Topo

OPINIÃO

Mariliz Pereira Jorge: 'Parece que violência tem que deixar marcas físicas'

Colaboração para Universa, em São Paulo

17/03/2023 17h05

Após o caso de importunação sexual que a mexicana Dania Mendez foi vítima durante o BBB 23, a jornalista Mariliz Pereira Jorge afirmou no programa Sem Filtro que a sociedade ainda tem muita dificuldade em reconhecer uma situação de violência contra a mulher, seja importunação ou assédio sexual.

Parece que a violência contra a mulher tem que deixar marcas físicas. Então se a mulher não tem um olho roxo, se essa mulher não tem um hematoma pelo corpo, a tendência é que as pessoas vejam isso como um mal menor. Mariliz Pereira Jorge

Ela também ressaltou que a importunação sexual já é um crime previsto no Código Penal no Brasil e que, ao contrário de alguns comentários de que a punição para MC Guimê e Cara de Sapato foi excessiva - ambos foram expulsos do programa -, a punição foi justa e certeira.

"Agora as coisas têm que ter o devido processo legal e encaminhamento legal que tem que ter. A Justiça agora cuida disso, mas é importante que homens entendam essa questão como uma questão de violência, porque [às vezes] até as próprias mulheres se culpabilizam", disse.

Ainda durante o Sem Filtro, Semayat Oliveira também destacou que as mulheres às vezes acabam se culpabilizando por um pensamento machista que está presente na sociedade e, por isso, elas reproduzem esse pensamento e até toleram algumas violações das quais são vítimas.

A gente precisa repetir para outras mulheres que a culpa não é nossa e a gente não precisa carregar isso. A culpa faz com que a gente não aja, faz com que a gente não denuncie e faz com que se sinta amedrontada. Semayat Oliveira

Além disso, Semayat reforçou a importância de as mulheres ouvirem umas às outras sem qualquer tipo de julgamento. "Isso faz com que a gente consiga agir com mais assertividade. Quando uma mulher consegue reconhecer que não existe culpa, outras mulheres se sentem mais fortalecidas", finalizou.

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: