MC Guimê e Cara de Sapato foram expulsos do BBB 23 após importunação sexual contra Dania Mendez, influencer mexicana que participa do reality mexicana "A Casa dos Famosos". O episódio aconteceu durante uma festa regada a muita bebida, mas a jornalista Semayat Oliveira destacou durante o programa Sem Filtro que o uso do álcool não pode se tornar justificativa para crimes de violência contra a mulher.
Nenhum caso de assédio ou importunação sexual pode ser justificado com o uso ou não do álcool. Esse é um argumento bastante frequente para atenuar. Semayat Oliveira
Ela também pontuou que, muitas vezes, a própria mulher acaba usando a justificativa do álcool e se culpabilizando. No episódio específico do BBB 23, Semayat afirmou que a própria Dania acabou usando essa justificativa em alguns momentos ao dizer "que todo mundo bebeu muito".
"É importante a gente entender que o álcool não é justificativa para se violar uma mulher e nem para se eximir da culpa. É muito triste ver o quanto mulheres costumam puxar essa culpa para si mesma, como se o fato de ter bebido fizesse com que isso fosse permitido ou atenuado", disse.
Além da justificativa do álcool, a também jornalista Mariliz Pereira Jorge reforçou que nada acaba justificando um crime de violência contra a mulher.
Quando não é o álcool é a roupa que a mulher está usando, o lugar onde estava, o horário em que estava na rua ou se estava sozinha. Então sempre tem uma justificativa para esse tipo de agressão. Mariliz Pereira Jorge
Ainda sobre a questão do álcool, Mariliz destacou que nunca um valor moral de uma pessoa pode ser modificado com a justificativa de ter ingerido álcool em excesso. "Todo mundo tem que se responsabilizar pela quantidade de álcool que consome e saber que de repente vai mudar o comportamento, mas não pode usar isso como desculpa para cometer um crime".
'A mulher precisa entender que a culpa não é dela', diz Mariliz Pereira Jorge
Ainda durante o Sem Filtro, Mariliz relembrou que importunação sexual é crime desde o ano de 2018 e que a mulher não deve se culpabilizar por eventual violência que venha a sofrer.
A gente sempre acha que a gente fez alguma coisa, que a gente provocou, que a gente deu mole ou que a gente está com a roupa errada. Isso precisa mudar. A mulher precisa entender que não é culpa dela. Mariliz Pereira Jorge
Ela também destacou a importância do consentimento e pontuou que não é mais possível que assédios de homens contra mulheres sejam normalizados, pois a percepção de que homens podem fazer o que quiserem com o corpo de uma mulher é muito perigosa.
"É chato ter que explicar o tempo todo que o homem não pode passar a mão na bunda da mulher, não pode puxar pela cintura, não pode puxar pelo cabelo ou forçar um beijo. Tem uma linha muito clara do consentimento", disse.
Semayat também destacou que no próprio BBB 23, a influencer Dania Mendez ficou surpresa com a expulsão de MC Guimê e Cara de Sapato porque mulheres muitas vezes ficam confusas sobre a agressão das quais foram vítimas e, assim, começam a questionar se aquilo de fato aconteceu.
A gente tem dificuldade de identificar que fomos violentadas, enquanto homens sabem o que fizeram e agem com uma liberdade tamanha sem achar que serão punidos. Semayat Oliveira
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.