Topo

Anúncio de emprego para mulheres em feira exige 'perfil de academia'

A empresa faz contratações para a feira Agrishow e divulgou as exigências; a foto mostra uma mulher contratada para trabalhar na feira anteriormente - Reprodução/Record TV
A empresa faz contratações para a feira Agrishow e divulgou as exigências; a foto mostra uma mulher contratada para trabalhar na feira anteriormente Imagem: Reprodução/Record TV

Do UOL, em São Paulo

23/03/2023 22h44Atualizada em 24/03/2023 19h10

O anúncio de vagas de emprego para mulheres em uma feira agrícola no interior de São Paulo está repercutindo por exigir "perfil de academia, malhada" das candidatas.

O que aconteceu:

  • O anúncio foi divulgado nas redes sociais por uma agência que contrata trabalhadores para participar da feira Agrishow, em Ribeirão Preto. O evento deve ocorrer em maio.
  • Segundo a Record TV, os perfis exigidos são de mulheres acima de 18 anos, com manequim de 36 a 42 e altura acima de 1,65m. Já os homens precisam usar manequim de 36 a 44 e ter acima de 1,75m.
  • A empresa cita "o tamanho dos uniformes" como argumento para os perfis. O cachê seria de R$ 240 por dia, com alimentação inclusa no valor pago e transporte da empresa até a feira.
  • As exigências também incluem "Panicat" (assistentes de palco do programa "Pânico na TV") e "perfil de academia, malhada".
  • Uma representante da agência que fez o anúncio disse que os critérios de contratação foram definidos pelo cliente.
  • A diretora da Agrishow, Liliane Bortoluci, disse que a situação é "triste e desanimadora". "Existem pessoas muito competentes de todos os sexos, gêneros, tamanho, altura. Então, é possível você dar oportunidade para diversas pessoas".

Agrishow disse a Universa que "repudia qualquer tipo de discriminação, bem como condutas de seleção por questões meramente estéticas".

A feira anunciou que a agência que fez a divulgação da vaga de emprego "não faz parte da lista de fornecedores oficiais do evento" e "solicitou o imediato cancelamento da publicação e a exclusão de seu nome, utilizado sem qualquer autorização no contexto".