Mulheres ganham menos e pagam mais imposto do que homens
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Justiça Fiscal apontou que as mulheres pagam mais impostos do que os homens no Brasil. Os números ainda apontam que enquanto 56,26% dos homens conseguem a restituição do Imposto de Renda, apenas 43,73% conseguem.
Durante o programa Sem Filtro, a jornalista Semayat Oliveira ainda destacou que números do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) mostram que no Brasil os homens ganham, em média, 22% a mais do que as mulheres.
Ela também afirmou que os impostos recaem muito mais em relação ao consumo do que em relação à renda e patrimônio e que os homens estão em maior número em relação ao patrimônio. Além disso, voltou a falar sobre a questão da renda, destacando que a incidência de impostos em relação à renda também é menor.
As mulheres estão ali na linha de frente, na maioria mulheres negras e mulheres empobrecidas, fazendo a sustentabilidade da sua casa e com gastos em relação a saúde e alimentação. E essas compras do dia a dia são o que a gente tem mais imposto, então é legal trazer esse motivo e essa pesquisa traz com muita força a importância de olhar para a questão tributária tendo como foco a questão de gênero e de raça, porque sem essa perspectiva, estaremos mais longe de reduzir as desigualdades no nosso país. Semayat Oliveira
Fibe sobre juiz que gravou esposa: "Demonstração de poder sobre nosso corpo"
O "Sem Filtro" ainda discutiu o caso do juiz Valmir Maurici Júnior, de São Paulo, que foi denunciado pela esposa por violência doméstica. O caso foi revelado pelo "Fantástico". No processo, a Justiça descobriu que ele compartilhava, com amigos no WhatsApp, vídeos íntimos dela e de outras mulheres, sem que nenhuma delas soubesse.
Em março, Universa contou a história da empresária Ketlen Rodrigues, que descobriu que o ex-namorado também compartilhava imagens íntimas dela em vários grupos de WhatsApp. No programa, a jornalista Cris Fibe falou sobre o crime.
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.