Topo

Namorado é preso quase 2 anos após morte de modelo brasileira no Chile

A modelo brasileira Nayara Vit era namorada do empresário Rodrigo Del Valle Mijac - Reprodução/Instagram
A modelo brasileira Nayara Vit era namorada do empresário Rodrigo Del Valle Mijac Imagem: Reprodução/Instagram

De Universa, em São Paulo

20/04/2023 17h04Atualizada em 20/04/2023 17h27

O empresário Rodrigo Del Valle Mijac foi preso por suspeita de matar a modelo brasileira Nayara Vit, de 33 anos, em 2021. A mulher morreu após cair do 12º andar de um prédio residencial em uma área nobre de Santiago, no Chile.

O que aconteceu:

Quase dois anos após a morte, o Ministério Público chileno decidiu acusar Rodrigo pelo crime. O empresário era namorado da vítima.

O tribunal de Santiago concedeu o mandado de prisão preventiva contra Rodrigo, cumprido em Santiago na quinta-feira (13). A justiça considerou que a "liberdade do acusado é perigosa para a segurança da sociedade".

A investigação policial havia apontado inicialmente que a morte de Nayara teria sido suicídioa família dela sempre foi contrária a essa tese.

Rodrigo foi levado ao Centro de Detenção Preventiva Santiago 1 e a investigação foi prolongada em até 70 dias, de acordo com a CNN Chile.

A defesa de Rodrigo não foi encontrada para comentar o caso.

O caso:

A promotoria aponta que Nayara chegou em casa, por volta das 23h (horário local) no dia 7 de julho de 2021, e ao entrar no seu apartamento (onde morava com Rodrigo e sua filha de outro relacionamento), teria começado uma discussão.

Rodrigo a teria agredido fisicamente, fazendo força contra o corpo da vítima e causando uma fratura na mão esquerda dela, segundo o site chileno Diario Constitucional.

Depois, a mulher começou a gritar por socorro, mas foi sufocada e jogada do 12º andar pelo companheiro, de acordo com a promotoria chilena.

Na sexta-feira (14), a promotoria disse que a perícia mostrou que a vítima tinha ferimentos anteriores à queda e que isso indicava agressão. As lesões não eram compatíveis com o depoimento de Rodrigo também, que disse inicialmente que Nayara pulou da sacada após ingerir bebida alcoólica.

A pena por esse crime no Chile é de mais de 15 anos de prisão.

"Estamos convencidos de que ela [Nayara] não tinha motivos para atentar contra sua vida", acrescentou a promotoria, destacando que pessoas próximas à modelo indicaram que ela "estava em uma bela fase de sua vida".

Nayara morou em diferentes lugares ao redor do mundo, mas teria se encantando pelo Chile e escolhido o país para viver. A modelo chegou ao país em 2005 e ficou conhecida nacionalmente após participar do programa "Toc Show", em 2015.

Em caso de violência, denuncie

Ao presenciar um episódio de agressão contra mulheres, ligue para 190 e denuncie.

Casos de violência doméstica são, na maior parte das vezes, cometidos por parceiros ou ex-companheiros das mulheres, mas a Lei Maria da Penha também pode ser aplicada em agressões cometidas por familiares.

Também é possível realizar denúncias pelo número 180 — Central de Atendimento à Mulher — e do Disque 100, que apura violações aos direitos humanos.

Há ainda o aplicativo Direitos Humanos Brasil e através da página da Ouvidoria Nacional de Diretos Humanos (ONDH) do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Vítimas de violência doméstica podem fazer a denúncia em até seis meses.