O Sem Filtro de hoje (25) repercutiu algumas consequências que o professor Boaventura de Sousa Santos, da Universidade de Coimra, em Portugal, sofreu após ser acusado de assédio sexual.
A CLACSO (Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais), por exemplo, suspendeu todas as atividades do professor na instituição. Além disso, a Universidade da Costa Rica anunciou processo de suspensão do título honoris causa dele e publicações científicas das ciências sociais, uma delas chamada Tensões Mundiais, da Universidade Estadual do Ceará, o tiraram do conselho editorial em nota pública.
Durante o programa, a jornalista Cris Fibe afirmou que as únicas pessoas que podem dizer se as ações são satisfatórias são as vítimas de Boaventura, mas chamou a atenção para a necessidade de uma transformação dentro da academia e das instituições de ensino "para evitar que casos como esse se perpetuem".
Fibe destacou que basta uma conversa com amigas para saber que o assédio dentro das universidades é algo recorrente, inclusive dentro do Brasil, e que diariamente mulheres sofrem assédio sexual, moral e psicológico. Ela também pontuou que pela falta de protocolos e ações efetivas, muitas dessas vítimas acabam desistindo de fazer algum tipo de denúncia.
Acho que a gente precisa avançar em uma discussão de assédio dentro das academias e falar de protocolos. O caso do Daniel Alves, por exemplo, mudou toda a investigação, inclusive as versões que ele deu, porque o protocolo daquela boate em Barcelona mudou completamente o acolhimento à vítima e as consequências que o acusado vai sofrer. Precisamos de um protocolo seguro e confortável para que as mulheres que sejam assediadas dentro da academia possam falar sobre isso e terem ferramentas, de fato, para garantir seu próprio lugar na academia sem sermos caladas e sofrermos retaliação. Cris Fibe
Fibe: "Cuca insiste em passar pano pra si mesmo em condenação por estupro"
O Sem Filtro desta terça-feira (25) também discutiu a contratação do técnico Cuca pelo Corinthians. Condenado na Suíça em 1989 por estupro contra uma menina de 13 anos, o treinador alega ser "completamente inocente" e de se lembrar pouco daquele dia. A torcida reagiu de forma negativa à contratação.
Semayat: "Respeita as mina não pode ser só uma frase, precisa estar no dia a dia"
Demissões em TVs nos EUA: "Precisamos de respostas concretas para casos de assédio"
"É a solução para termos os direitos garantidos", diz Fibe sobre cota para candidaturas femininas
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.