Topo

OPINIÃO

Três jornalistas de TVs dos EUA são demitidos por machismo e assédio

Colaboração para Universa, em Florianópolis

25/04/2023 16h37

O Sem Filtro de hoje (25) abordou a onda de demissões de três grandes nomes da imprensa americana, acusados de comportamentos machistas e assédio, que aconteceram entre domingo (23) e segunda-feira (24).

Tucker Carlson, dono da maior audiência da Fox News, foi demitido após comentários machistas e denúncias de assédio sexual. Em 2019 ele chegou, inclusive, a chamar mulheres de seres primitivos e também as comparou com cachorros. Don Lemon, da CNN, também foi demitido depois de dizer no ar que a mulher "está no auge aos 20, 30 e talvez 40 anos de idade, mas aos 51, jamais". Já Jeff Shell, CEO da NBC Universal, renunciou ao cargo após a empresa abrir uma investigação por assédio sexual e discriminação por gênero contra a jornalista Hadley Gamble, com a qual ele alega ter tido um relacionamento.

Para a jornalista Semayat Oliveira, as demissões mostram um claro recado de que ações mais concretas contra casos de assédio e misoginia estão começando a serem tomadas.

A gente precisa ter respostas muito mais concretas e organizacionais, e acho que isso é o que está acontecendo nesses casos. Esse é um assunto que nunca sai da nossa pauta e a gente sempre acaba resvalando em casos de abuso e desrespeito. Semayat Oliveira

Ainda durante o programa, ela também destacou que o Brasil está avançando nessas questões, com cada vez menos tolerância para casos de machismo e misoginia dentro do ambiente de trabalho.

"É um caminho que não pode mais ter volta", encerrou.

Fibe: "Cuca insiste em passar pano pra si mesmo em condenação por estupro"

O Sem Filtro desta terça-feira (25) também discutiu a contratação do técnico Cuca pelo Corinthians. Condenado na Suíça em 1989 por estupro contra uma menina de 13 anos, o treinador alega ser "completamente inocente" e de se lembrar pouco daquele dia. A torcida reagiu de forma negativa à contratação.

Semayat: "Respeita as mina não pode ser só uma frase, precisa estar no dia a dia"

"É a solução para termos os direitos garantidos", diz Fibe sobre cota para candidaturas femininas

Caso Boaventura: "Protocolo ajudaria mulheres assediadas a falarem"

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: