Moradores de Araucária (PR) comemoraram casamento de prefeito com jovem
O Sem Filtro de hoje (28) falou sobre o caso do prefeito da cidade de Araucária (PR), Hussein Dehaini (sem partido), de 65 anos, que se casou com uma jovem de 16, Kauane Rode, em 15 de abril, e nomeou a mãe dela, Marilene Rode, como secretária da Cultura dois dias antes do casamento. É o quinto casamento de Dehaini.
Na cidade, a união foi bem vista pela população, que comemorou o enlace nas redes sociais com comentários como "felicidades ao casal" e "linda família". Moradoras ouvidas por Universa disseram que ele é visto como "bom prefeito" por ações que garantiam gratuidade no transporte público.
Foi o caso de nepotismo que fez a história ganhar amplitude nacional e, após a repercussão, ele exonerou a sogra na quarta-feira (26). Uma tia dela e três parentes dele também ganharam cargos públicos. Pela lei, é possível se casar aos 16 anos com autorização dos pais, que foi o que aconteceu nesse caso --ela completou a idade quatro dias antes de se casar. Mas a ONU considera casamento infantil qualquer união com menor de 18, e pondera que isso é uma violação de direitos.
O Ministério Público do Paraná informou à reportagem que está investigando o caso de nepotismo. Também há uma investigação sigilosa sobre o casamento. Ao jornal "O Popular do Paraná", Dehaini disse que o casal está feliz. "Ela me faz bem, e eu faço bem a ela. Juntos não estamos fazendo mal a ninguém", afirmou. A prefeitura da cidade, procurada por Universa, afirmou que só haveria manifestação sobre a parte política do caso, disse que o prefeito é bem visto pela população e que as nomeações da sogra e da tia da agora esposa foram por mérito. Dehaini foi procurado por e-mail para falar sobre o caso, mas não se manifestou.
Durante o programa, a jornalista Cris Fibe também levantou a possibilidade de uma investigação por exploração sexual em um caso como esse, caso o MP encontre indícios. Ela destacou que apesar desse tipo de união ser permitida por lei no Brasil, uma menina de 16 anos sequer tem seu corpo e seu intelecto completamente formados e, por isso, também não é possível falar em consentimento.
"Que liberdade essa menina tem de consentir? O consentimento livre só se dá quando há equiparação de poderes entre os dois no casal. Essa menina só poderia consentir se estivesse livre financeiramente e até de pressão familiar", explicou.
Além disso, também citou uma possível troca de interesses, uma vez que a mãe da menina foi nomeada como secretária da Cultura dois dias antes do casamento. Marilene Rode foi procurada pela reportagem e também não se manifestou.
Se comprovada essa troca de interesses seria exploração sexual porque ele promove a mãe que deu a assinatura para essa menina se casar. Fica bastante claro que é uma troca. Cris Fibe
Cris Guterres: 'Sociedade transforma meninas em mulheres muito cedo e homens são eternos meninos'
A colunista de Universa Cris Guterres destacou que a própria sociedade acaba impondo muito cedo para meninas se "comportarem como mulheres", enquanto os homens muitas vezes são vistos como eternos meninos. Essa forma de enxergar e distinguir meninos e meninas acaba comprometendo o futuro das meninas e mulheres muitas vezes.
A gente precisa muito nessa sociedade que coloca desde o início da vida as nossas meninas para serem ensinadas a casar e terem filhos. A gente faz com que as meninas se transformem em mulheres muito cedo, enquanto os homens são eternos garotos e eternos meninos. Cris Guterres
Diante do cenário imposto pela sociedade, ela também chamou a atenção para a necessidade de mudança para que o futuro das meninas não seja comprometido. "Comprometer o futuro delas é comprometer o futuro e o desenvolvimento de todo o nosso grupo social", disse.
Caso Cuca por Fibe: 'Quando jogares abraçam ele é um tapa na cara de vítimas de violência sexual'
Existe diferença entre o julgamento feito contra Cuca e contra Robinho?
Caso Cuca: Como jornais trataram acusação de estupro em 1987
Maternidade real: 'Viih Tube tem feito um favor para as mulheres que são mães'
Novela 'Travessia' debate pedofilia na internet: 'Converse com seus filhos sobre os perigos'
Como proteger imagens dos seus filhos nas redes sociais
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.