Haddad nunca comprou na Shein: como funciona site de roupa
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, disse que só faz compras na Amazon e nunca comprou na Shein. A loja chinesa de comércio virou sucesso há um tempo. Nunca usou, como o político? Temos um guia de como comprar.
Os lookinhos da Shein fazem sucesso: há muitos vídeos de blogueiras experimentando as roupas encomendadas e dando opinião sobre caimento, tamanho, entre outros aspectos das roupas. As produtoras de conteúdo também mostram detalhes sobre maquiagens e acessórios, como bolsas, da marca.
No site, com alguns problemas de tradução para o português, a Shein se define como "uma plataforma de comercio eletrônico de fast fashion internacional". A empresa é da China, e diz ter fabricação e designers próprios que pensam nas modelagens das roupas. A marca diz ter armazéns de estoque também nos Estados Unidos e em Dubai. Ela passou a vender para o Brasil em 2018.
Como roupas são tão baratas?
No indústria têxtil, são comuns denúncias de mão de obra análoga à escravidão para a produção de peças; para que a roupa fique mais barata, as fábricas pagam pouco aos funcionários ou os colocam em situações de insalubridade.
A Shein, no entanto, afirma em seu site que, para não aumentar o preço dos produtos, "encontrou o equilíbrio ideal entre custo e qualidade numa colaboração estável e sã" com os produtores.
A Shein é confiável na entrega?
A plataforma diz que o tempo de envio estimado para o Brasil é de, em média, 35 a 50 dias úteis a partir do momento que o pacote sai da empresa, "podendo levar mais tempo do que o esperado devido a endereços inválidos, procedimentos de liberação na alfândega, entre outras causas."
No site Reclame Aqui, que reúne comentários de clientes insatisfeitos com as empresas, a Shein tem nota 7,1 (de 10) e reputação "boa". As mensagens deixadas por consumidoras são sobre a demora para envio, dificuldade de rastrear a entrega e taxação alfandegária sobre os produtos aplicadas quando eles chegam ao Brasil. Alguns usuários reclamam que faltaram peças no pedido.
O que ela oferece de produtos?
Além de produzir rapidamente as tendências de moda, a marca se destaca por vender roupas plus size, biquínis e lingerie.
Tecido, tamanhos: como funciona?
As opiniões sobre a qualidade do tecido das roupas são divergentes. Parte delas diz que alguns materiais ficam transparentes quando esticados, outras não veem problema. É recomendável ler as opiniões das clientes, que ficam nas avaliações das peças, para saber como o produto é "na vida real". Algumas consumidoras enviam fotos vestindo o que compraram, para ajudar outras usuárias a decidirem sobre o produto.
Ao lado de cada peça, a Shein oferece uma tabela de medidas bem completa, que leva em conta o tamanho do busto, das coxas, do quadril, da cintura, entre outras. Algumas youtubers recomendam comprar um número a menos do que você mediu na tabela; outras mostram que em alguns modelos, o tamanho da tabela é o ideal.
Na área "curvas + plus", a Shein vende peças até o tamanho 4XL. Também há tabela de medidas para que as consumidoras encontrem qual tamanho ficará melhor no corpo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.