Topo

'40 dias de pavor': preenchimento de olheira com hialurônico virou infecção

Beatriz fez um preenchimento nas olheiras e na maçã do rosto, mas teve uma infecção - Arquivo pessoal
Beatriz fez um preenchimento nas olheiras e na maçã do rosto, mas teve uma infecção Imagem: Arquivo pessoal

Glau Gasparetto

Colaboração para Universa

29/04/2023 04h00

A assessora Beatriz Bradley, 29, aplicou ácido hialurônico no rosto para melhorar a aparência das olheiras. O procedimento estético feito com uma dermatologista não terminou como desejava porque houve uma infecção.

A Universa, ela conta o desespero que sentiu até começar a melhorar.

"Fiz um preenchimento nas olheiras e na maçã do rosto porque minhas olheiras sempre foram fundas e me incomodavam muito. O procedimento foi feito em março de 2022 e aplicaram ácido hialurônico.

Saí de lá feliz da vida.

Depois de alguns dias, começou a inchar muito e era minha primeira semana no trabalho novo.

Entrei em contato com minha dermatologista e ela me pediu para tomar corticoide por três dias. O inchaço diminuía com corticoide, mas era só eu parar de tomar que voltava, até ficar muito grande e assustador.

Resolvi ir a um pronto-socorro e descobri que infeccionou.

Foram dias terríveis. Fiz duas ultrassonografias no rosto e uma tomografia com contraste. Minha médica retirou o produto e duas seringas de pus da área infectada. Tomei cinco antibióticos diferentes e passei 40 dias de pavor

Ainda fiquei um tempo sentindo uma bolinha quando pegava no rosto, mas ela foi sumindo, bem aos poucos.

Atualmente, o lado esquerdo do meu rosto não tem mais nenhum produto, pois foi o que infeccionou e acabou sendo retirado. No direito, ainda existe o preenchimento, pois não houve nenhum problema ali.

Beatriz - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Ela conta que viveu dias de pânico até a infecção ceder; hoje, um lado do rosto tem preenchimento e outro, não
Imagem: Arquivo pessoal

Minha médica me explicou as possibilidades. Como foi uma infecção, o produto pode ter vindo infectado (o que ela acha difícil) ou posso ter me infectado no momento da aplicação — esse é um risco, ainda que baixo.

O que chamou a atenção dos meus médicos foi que, dois dias depois do procedimento, apareceu uma herpes na minha boca, o que significava que minha imunidade estava baixa.

Minha médica me deu todo o suporte necessário, chegou a mandar o antibiótico para a minha casa. É muito importante fazer procedimentos com médicos de confiança e acessíveis, mas não pretendo fazer mais nada no rosto — apenas botox (na testa), que eu já fazia antes.

Risco do ácido hialurônico

O preenchimento com ácido hialurônico deve ser feito por um profissional bem capacitado porque exige conhecimento anatômico e dos riscos de complicações. Mesmo assim, o procedimento tem riscos — cabe ao bom profissional que aplica identificar e tratar as possíveis complicações.

Entre as possíveis complicações encontramos:

  • Oclusão vascular - que pode causar necrose na região;
  • Infecção;
  • Reação inflamatória local persistente;
  • Nódulos;
  • Embolia;
  • Compressão nervosa;
  • Hematomas;
  • Alergias.