Topo

'Pedir indenização por assédio educa agressor', diz advogado

de Universa, em São Paulo

12/05/2023 11h00

"Interesseira", "só quer dinheiro", "quer aparecer" são comentários que costumam surgir após denúncias de mulheres por abusos e assédios virem à tona. Mas, segundo especialistas, vítimas de crimes têm direito de exigir pagamento por danos morais.

Foi o que fez a cantora e apresentadora Simony: a Justiça de São Paulo determinou, na quarta-feira (11), em primeira instância, que o apresentador Dudu Camargo pague R$ 30 mil reais após um episódio em que ele apalpou os seios dela durante a transmissão do Carnaval em 2020.

"Pedir uma indenização é uma forma jurídica de legitimar a dor da vítima. Não há motivos para abrir mão disso", diz Bruna Sillos, advogada especialista em gênero e direito civil das mulheres. O Sem Filtro de hoje (12) debateu o tema.

Em seu Instagram, Simony fez uma publicação dizendo que o processo não aconteceu por conta de dinheiro e, sim, por seu valor como mulher.

O advogado de Dudu Camargo, Iago Tavares, disse que vai recorrer. Para ele, há contradição no comportamento de Simony. Ele alega que, no ar, ela não demonstrou desconforto com as brincadeiras.

"Acho difícil, ela não saber [se desvencilhar de uma situação desagradável no ar] porque tem muita experiência em frente às câmeras. Ela nasceu na TV, tem muito jogo de cintura", disse em entrevista por telefone para Universa.

Para o advogado Raul Abramo Ariano, mestre em processo penal, multa indenizatória tem também um teor educativo para o agressor. "Mesmo que um pedido de reparação seja visto como oportunismo, ele é interessante para fins educativos, que esse perpetuador de práticas asquerosas", diz.

Durante o Sem Filtro, a jornalista Cris Guterres ainda destacou a importância de um acompanhamento jurídico nos casos de assédio. Ela também afirmou que os danos para a mulher são imensos, inclusive financeiros, quando há a necessidade de buscar um advogado para conseguir garantir seus direitos.

Sobre a declaração do advogado Iago Tavares, de que Simony não teria se esquivado dos assédios, Guterres classificou como "absurda".

É uma mulher que foi atacada e afetada. Esse dinheiro é válido e a gente merece receber esse dinheiro. Cris Guterres

Menopausa: quando e como começar a se preparar para amenizar os sintomas

Calor, insônia, ganho de peso, falta de memória: Sintomas da menopausa podem aparecer 10 anos antes

Mãe de adolescente: 'Sociedade vê mãe com neném no colo, tem que falar de outra fase', diz Guterres

Cleópatra negra em série: Antes de discutir cor, vale lembrar que Egito é território negro-africano

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: