Topo

'Cerveja é uma invenção das mulheres', diz cervejeira artesanal

de Universa, em São Paulo

19/05/2023 16h48

Apesar do estigma de ser uma bebida masculina, o consumo de cerveja pelas mulheres vem aumentando a cada ano - e os números provam isso. Um estudo divulgado pela empresa de pesquisa de mercado Kantar, em 2022, mostrou que as mulheres são responsáveis pelo aumento do consumo da bebida no país.

Para Mônica Alves, cervejeira e dona da da marca de cerveja Preta Bela, as mulheres sempre gostaram de cerveja e as redes sociais ajudaram a colocar esse consumo em evidência. Mas ainda há um machismo enraizado sobre essa escolha. "Meu companheiro não bebe. Todo garçom de bar coloca a cerveja pra ele e o suco pra mim", diz.

Consumidora de cerveja desde os 18 anos, Mônica descobriu seu amor pelos modelos artesanais depois de visitar uma feira com diversas opções da bebida e se apaixonar por uma IPA, um modelo mais forte, alcoólico e encorpado da bebida. Incentivada pelo marido, ela começou a produzir a sua própria. Entre muito estudo, descobriu que a criação da cerveja surgiu da mão das mulheres.

"Os homens roubaram isso de nós. Tem artigos dizendo que as mulheres que foram as produtoras da cerveja. Então é uma bebida feminina. Estamos só ocupando nosso lugar", diz Mônica.

Dentro do mercado, ela garante que as mulheres têm suas queridinhas. "Quando está calor, gostam mais de uma cerveja leve, com aroma e sabor. No frio, escolhem as mais fortes e encorpadas, como as IPAs", explica.

Cris Guterres: 'Acho bacana a gente desconstruir esse lugar de que a cerveja é uma bebida masculina'

Durante o programa Sem Filtro de hoje (19) a colunista de Universa Cris Guterres comemorou o fato de as mulheres estarem ocupando cada vez mais espaço dentro do mercado cervejeiro.

Acho muito bacana a gente desconstruir esse lugar de que a cerveja é uma bebida masculina e a mulher só pode estar na propaganda com uma roupa pequena e mostrando o corpo. Cris Guterres

O estudo da Kantar ainda mostrou que a ocupação das mulheres em locais públicos bebendo cerveja também cresceu nos últimos 12 meses. Saltou de 14,5% para 21,2%.

A jornalista Semayat Oliveira celebrou a conquista e afirmou que está se tornando cada vez mais comum ver grupos de mulheres bebendo cerveja em bares.

Acho muito legal as mulheres tendo a liberdade de circularem em bares. Há pouco tempo era muito mais estranho ver mulheres em bares e grupos de mulheres. A gente também pode beber com as nossas amigas. Semayat Oliveira

Thais Carla celebra proibição a Leo Lins: 'Não queremos ser humilhados, é uma conquista'

Proibição a Leo Lins: 'Ele comete agressões, crimes, violações. É lamentável,' diz Guterres

Mulher é detida após topless em Santa Catarina. É crime ficar com os seios à mostra?

Cidade de SP tem lei contra agressão sexual inspirada em caso Daniel Alves: Medida ajuda mulheres?

Justiça arquiva denúncia contra Arthur do Val: 'Dizem ser censura, mas são posturas criminosas'

Justus diz ser diferente de Galisteu por ela comprar em brechó: Mas tem graça namorar alguém igual?

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: