Topo

OPINIÃO

Protocolo 'Não se cale' parece ótimo no papel, mas tem falhas

Colaboração para Universa, em Florianópolis

19/05/2023 16h22

O Sem Filtro de hoje (19) repercutiu a nova lei de combate a violência contra a mulher da cidade de São Paulo. Nesta quinta-feira (18) o prefeito Ricardo Nunes (MDB) sancionou o Projeto de Lei Não Se Cale, de autoria da vereadora Cris Monteiro (NOVO).

A lei estabelece que bares, baladas e outros locais de lazer prestem atendimento às vítimas desse tipo de violência, seguindo o protocolo de ação desenvolvido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania para possíveis ocorrências. O projeto da nova legislação foi inspirado em uma lei de Barcelona, na Espanha, utilizada no caso do jogador de futebol Daniel Alves, preso por acusação de estupro.

A colunista de Universa Cris Guterres, entretanto, pontuou que a nova lei possui falhas, apesar de enxergar a iniciativa como positiva. A adesão ao protocolo, por exemplo, é voluntária, ou seja, os estabelecimentos não são obrigados a seguirem as recomendações.

Essa é mais uma das leis que a gente tenta olhar com positividade e um olhar de vitória, mas na verdade a gente recua porque o Brasil é um país que tem por excelência crias leis que deixam brechas na interpretação e que dificultam a aplicação. Cris Guterres

Além disso, Guterres também destaca que a lei diz que os locais devem capacitar os profissionais para que possam prestar atendimento para as mulheres vítimas de alguma violência, mas deixa brechas na forma como a capacitação será feita e também como será ofertada. "Ficam algumas coisas dúbias", disse.

Por outro lado, ela destacou como positivo o fato de o novo protocolo obrigar os bares e restaurantes fornecerem imagens das câmeras com rapidez para que possam auxiliar nas investigações. Entretanto, também pontuou que não é obrigatório que os estabelecimentos da cidade de São Paulo possuam câmeras.

"Acho que são passos muito lentos e a gente precisa fazer nossa crítica para que a gente realmente tenha leis que criem a possibilidade da busca por direitos, mas ainda assim quero olhar com possibilidade", encerrou.

Thais Carla celebra proibição a Leo Lins: 'Não queremos ser humilhados, é uma conquista'

Proibição a Leo Lins: 'Ele comete agressões, crimes, violações. É lamentável,' diz Guterres

Mulher é detida após topless em Santa Catarina. É crime ficar com os seios à mostra?

Justiça arquiva denúncia contra Arthur do Val: 'Dizem ser censura, mas são posturas criminosas'

Justus diz ser diferente de Galisteu por ela comprar em brechó: Mas tem graça namorar alguém igual?

Estudo diz que mulheres foram responsáveis por aumentar consumo de cerveja no pós-pandemia

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: