Topo

Especialista alerta para 'envelhecimento não natural' após harmonização

Colaboração para Universa, em São Paulo

23/05/2023 16h52

A influencer e dançarina Mariely Santos, de 24 anos, que tem mais de 11 milhões de seguidores só no Instagram, resolveu aderir a famosa harmonização facial recentemente. O tema, é claro, foi discutido no Sem Filtro de hoje (23).

Em conversa com Universa a dermatologista e chefe de departamento da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Marcia Linhares, afirmou que não há exatamente um problema no fato de o procedimento ser feito muito cedo, mas questionou se realmente há necessidade em alguns casos.

"O problema de começar cedo é saber se a pessoa tem indicação. Ela realmente precisa? A juventude de hoje em dia está buscando a perfeição que é muito estimulada pelos filtros das redes sociais, que faz com que os jovens achem que a imagem deles não é boa o suficiente", disse.

Além disso, Linhares também alertou para o risco de um "envelhecimento não natural" no caso de procedimentos definitivos.

É mais preocupante se a pessoa fizer procedimentos definitivos, pois conforme o rosto vai envelhecendo, a estrutura da face muda, o preenchimento pesa e faz com que a gente envelheça de uma forma não natural. Marcia Linhares

Ainda para Universa, a especialista chamou a atenção para os preenchimentos não definitivos como, por exemplo, aqueles feitos com ácido hialurônico. "São arriscados no sentido de transtorno de imagem. Você vai perdendo um pouco da referência de quem você é ao longo dos anos e segue em busca de mais mudanças, pois acaba esquecendo de como você era", disse.

Durante o Sem Filtro, a jornalista Semayat Oliveira também falou sobre um ciclo vicioso de procedimentos, muitas vezes feitos até para corrigir um procedimento anterior.

Muitas vezes a gente se submete a algum tipo de procedimento e depois precisa se submeter a novos procedimentos para corrigir aquilo que não deu certo. Aí acho que a gente acaba entrando em um ciclo. Semayat Oliveira

O que é a Lei da Alienação Parental e como ela pode prejudicar algumas mães

O que fazer se você suspeita de abusos ao seu filho ou filha? Veja canais de denúncia

Livro de Janja mostra obsessão em desvendar se ela teve caso com Lula: 'Preocupação tola e machista'

Andar sem calça vira tendência: 'Liberdade para quem? Não consigo me proteger de um abuso'

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: