Topo

Cris Fibe: 'Querer saber se Janja teve caso com Lula é preocupação tola'

Colaboração para Universa, em Florianópolis

23/05/2023 16h37

O Sem Filtro de hoje (23) falou sobre o livro que conta a trajetória da atual primeira-dama. "Janja: a Militante que se Tornou Primeira-Dama" (ed. Máquina de Livros), é de autoria de Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo e narra a luta de Janja pelos direitos da mulher, os bastidores de sua atuação enquanto Lula esteve preso e sua participação decisiva na campanha presidencial até a chegada ao poder.

Ela comenta que existe uma curiosidade sobre o fato de Janja ter sido amante de Lula. "Mas é uma preocupação tola", disse a jornalista Cris Fibe, destacando que o livro revisita boa parte da trajetória política da primeira-dama.

"Claro que o machismo perpassa o livro todo, desde o olhar sobre a Janja, que não é nada figurativa, até a luta dela contra a misoginia, que é seu foco desde a universidade", disse.

Janja começou sua carreira muito antes de conhecer o Lula. É uma socióloga que já estava na luta contra a misoginia e é uma mulher feminista na prática. Já mostrou isso ao longo da vida inteira e poder ser uma boa aliada nas causas dentro do Planalto no combate a violência contra a mulher porque ela é uma ativista feminista de muito tempo atrás. Cris Fibe

Em entrevista a Universa, a autora Ciça Guedes afirmou que muitas vezes Janja foi associada a adjetivos como "controladora", "assertiva" e "nervosa", mas que isso se deve ao fato dela se impor como ser político, apesar de receber críticas, inclusive da oposição, por sua atuação.

Livro janja - Divulgação  - Divulgação
Livro retrata história de vida da atual primeira-dama
Imagem: Divulgação

"Ela sempre foi uma pessoa de ocupar espaços - um cara que trabalhou com ela falou isso. Onde ela ocupa, ela cresce, e é verdade. (...) mas está sendo bem difícil pra ela atuar, o próprio Lula está sendo bem cauteloso, a oposição já começa a falar em nepotismo. É complexo", disse Ciça.

A autora também destacou que nada na biografia da primeira-dama indica que ela tenha chegado até onde chegou por causa de relações com Lula. "É uma visão meio infantil essa coisa de escarafunchar uma relação sexual. É tolo e machista. Quando a mulher consegue algo é porque deu pra alguém", encerrou.

O que é a Lei da Alienação Parental e como ela pode prejudicar algumas mães

O que fazer se você suspeita de abusos ao seu filho ou filha? Veja canais de denúncia

Harmonização facial tem idade mínima? Como pode afetar físico e emocional dos jovens?

Andar sem calça vira tendência: 'Liberdade para quem? Não consigo me proteger de um abuso'

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: