Cris Fibe: 'Querer saber se Janja teve caso com Lula é preocupação tola'
O Sem Filtro de hoje (23) falou sobre o livro que conta a trajetória da atual primeira-dama. "Janja: a Militante que se Tornou Primeira-Dama" (ed. Máquina de Livros), é de autoria de Ciça Guedes e Murilo Fiuza de Melo e narra a luta de Janja pelos direitos da mulher, os bastidores de sua atuação enquanto Lula esteve preso e sua participação decisiva na campanha presidencial até a chegada ao poder.
Ela comenta que existe uma curiosidade sobre o fato de Janja ter sido amante de Lula. "Mas é uma preocupação tola", disse a jornalista Cris Fibe, destacando que o livro revisita boa parte da trajetória política da primeira-dama.
"Claro que o machismo perpassa o livro todo, desde o olhar sobre a Janja, que não é nada figurativa, até a luta dela contra a misoginia, que é seu foco desde a universidade", disse.
Janja começou sua carreira muito antes de conhecer o Lula. É uma socióloga que já estava na luta contra a misoginia e é uma mulher feminista na prática. Já mostrou isso ao longo da vida inteira e poder ser uma boa aliada nas causas dentro do Planalto no combate a violência contra a mulher porque ela é uma ativista feminista de muito tempo atrás. Cris Fibe
Em entrevista a Universa, a autora Ciça Guedes afirmou que muitas vezes Janja foi associada a adjetivos como "controladora", "assertiva" e "nervosa", mas que isso se deve ao fato dela se impor como ser político, apesar de receber críticas, inclusive da oposição, por sua atuação.
"Ela sempre foi uma pessoa de ocupar espaços - um cara que trabalhou com ela falou isso. Onde ela ocupa, ela cresce, e é verdade. (...) mas está sendo bem difícil pra ela atuar, o próprio Lula está sendo bem cauteloso, a oposição já começa a falar em nepotismo. É complexo", disse Ciça.
A autora também destacou que nada na biografia da primeira-dama indica que ela tenha chegado até onde chegou por causa de relações com Lula. "É uma visão meio infantil essa coisa de escarafunchar uma relação sexual. É tolo e machista. Quando a mulher consegue algo é porque deu pra alguém", encerrou.
O que é a Lei da Alienação Parental e como ela pode prejudicar algumas mães
O que fazer se você suspeita de abusos ao seu filho ou filha? Veja canais de denúncia
Harmonização facial tem idade mínima? Como pode afetar físico e emocional dos jovens?
Andar sem calça vira tendência: 'Liberdade para quem? Não consigo me proteger de um abuso'
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.