Topo

'Não é exibição pro vizinho': usar biquíni em casa pode causar advertência?

De Universa, em São Paulo

30/05/2023 11h00

Elis Nebsniak, 28, é produtora de conteúdo, trabalha em casa e costuma deixar as cortinas abertas para ter uma luz melhor para suas fotos e vídeos. Um dia, encontrou embaixo da porta um bilhete dizendo que ninguém era obrigado a vê-la 'se exibindo'.

"Quando cheguei da academia, tinha uma carta embaixo da porta da minha casa. No bilhete, dizia que era para eu parar de me exibir sem roupa porque ninguém é obrigado a olhar meus peitos e bunda", contou Elis em entrevista à Universa.

Apesar de achar graça no começo, logo a influencer percebeu o absurdo que era receber esse tipo de bilhete. "Fiquei indignada por ter alguém me espiando dentro da minha própria casa", disse.

Em uma entrevista para Universa, a advogada imobiliária Anna Lyvia Ribeiro explicou que a atitude da Elis não é crime e não infringe nenhum comportamento que possa ser considerado proibido dentro de seu condomínio.

"A parte interna da casa é uma área privativa, o uso é livre desde que não se faça nada contra a lei. Elis não estava transitando em áreas comuns e, por isso, não há ilegalidade de fazer fotos com a janela aberta", explica a especialista.

Invasão de privacidade

Observar Elis se fotografar não configura invasão de privacidade. Contudo, enviar uma carta repreendendo o comportamento da influencer, sim.

"Pelo fato de ela ter feito a carta e enviado, houve invasão de privacidade. A moradora poderia até falar em uma assembleia do condomínio e questionar o crime contra a sua honra.", diz Anna Lydia. A advogada explica que, se além da carta, a vizinha que deixou o bilhete está, por exemplo, falando mal de Elis no condomínio, é possível fazer uma investigação se há ou não o crime.

Cris Fibe: 'Mulher está dentro de casa e pode fazer o que quiser'

Durante o Sem Filtro de hoje (30), o tema também foi pauta de discussão. A jornalista Cris Fibe afirmou que o argumento de a mulher estar se exibindo dentro de casa acaba sendo usado, inclusive, para justificar possíveis casos de violência sexual. Para ela, isso é uma munição machista para dizer que a mulher está querendo provocar ou então que, por estar mostrando seu corpo, dá alguma permissão para que toquem nela.

Ainda durante o programa, Fibe também afirmou que o caso vivenciado por Elis acaba dizendo muito mais sobre o comportamento da vizinha que a criticou.

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

Semayat sobre Dallagnol: 'Ideia de ser submissa é dos motivos que submete mulheres a violência'

Deputado federal cassado, Dallagnol falou ao programa "Roda Viva" sobre ser contrário à PL das fake news pois censuraria discursos religiosos, como dizer que mulher é submissa ao homem.

Rita Lee fala de medo da morte em autobiografia: 'A despedida é muito dolorida,' comenta Semayat

Cantora narra descoberta do câncer e tratamento contra a doença em livro póstumo.

Manu Gavassi fala sobre ser citada em livro de Rita Lee: 'Feliz de ter existido no mesmo período'

Cantora é citada por Rita Lee em livro como um dos nomes da nova geração que lhe prestam homenagem.

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: