Topo

'Quenga', 'lixo': ex-mulher de Thiago Wild denunciou violência psicológica

De Universa, em São Paulo

02/06/2023 16h37

Revelação do torneio de Rolland Garros, o tenista brasileiro Thiago Wild foi denunciado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro em 2022 violência doméstica e psicológica contra a biomédica e influencer Thayane Lima, sua ex-mulher. Na terça-feira (30), foi questionado sobre o caso em uma coletiva de imprensa após um jogo, afirmou que aquele não era o lugar para falar do assunto.

Na denúncia, o MP destacou uma série de situações nas quais Thayane era diminuída e constrangida pelo atleta. Ele a xingava chamando-a de "quenga", "piranha", "vagabunda" e "lixo", segundo relato dela ao UOL Esporte em 2021. Também afirmou que ele a proibia de trabalhar, de usar algumas roupas e costumava expor a intimidade dos dois para amigos.

O que aconteceu?

Em agosto do ano passado Thayane foi à público expor que viveu um relacionamento abusivo com Thiago. A biomédica afirmou que precisou de tratamento psicológico e psiquiátrico para lidar com as violências da relação.

Na entrevista, ela contou que Thiago a impedia de fechar trabalhos como influencer, que mandava que ela apagasse as "fotos de piranha", que não gostava que ela saísse de casa sozinha, que controlava o que ela vestia e com quem falava, além de a ridicularizar, ofender e expor detalhes da intimidade dos dois para justificar traições.

No fim do ano passado, a Justiça determinou o pagamento de uma pensão alimentícia de Thiago à Thayane porque o atleta a impedia de trabalhar e a deixou desamparada após o término do relacionamento. Thiago foi notificado por não ter realizado o pagamento e pode ser preso.

A violência psicológica é prevista pela Lei Maria da Penha e definida como qualquer conduta que cause dano emocional e diminuição da autoestima, que prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar as ações de uma mulher.

Durante o Sem Filtro de de sexta-feira (2), a jornalista Cris Fibe ainda pontuou que por ser uma pessoa pública, Wild deve, sim, dar satisfações sobre as acusações. Ela ainda afirmou que muitas vezes os homens se esquivam do assunto por perceberem que serão protegidos por outros homens. "Ele vê outros homens públicos acusados de violência e não deu em nada", disse.

Fibe também criticou o fato de não haver uma repercussão séria sobre esses casos, fazendo com que as pessoas se esqueçam do assunto.

É importante que os homens reconheçam a violência e se redimam. É preocupante serem idolatrados e tidos como exemplos para meninos mais jovens. Acabamos flertando com a glamourização da violência e chancelando a ideia de que as mulheres têm menos direitos. Cris Fibe

Cris Guterres: 'A violência psicológica é difícil de ser identificada porque não deixa dano físico'

A colunista de Universa Cris Guterres destacou alguns sinais que ajudam a mulher a identificar a violência psicológica. Ela, entretanto, fez questão de ponderar que nenhuma mulher começa um relacionamento com um agressor. As situações vão acontecendo, e é comum que a mulher procure justificativas para o desrepeito, até virar agressão física.

A violência psicológica é muito difícil de identificar porque não deixa aquele dano físico, então a vítima tem mais dificuldade. Estamos falando de ameaças, humilhação, principalmente quando a pessoa te inferioriza, e quando gosta de humilhar publicamente. Cris Guterres

Entre as situações de humilhação, Guterres destacou insultos, xingamentos e o cerceamento da liberdade. "Quando o agressor te tranca em casa ele está limitando seus direitos", disse.

Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":

Sâmia Bomfim: 'Preciso ser ouvida, se discordam que me derrotem no voto, não no grito'

Deputada federal pelo PSOL teve microfone desligado por três vezes durante sessão da CPI do MST.

Mulheres silenciadas no Congresso: 'Lei quer garantir o direito de participação política', diz Fibe

A jornalista Cristina Fibe explica o que significa violência política de gênero.

Sabrina Sato diz que não recebe foguinho no Insta: 'Só mandam sorrisos'

Apresentadora conta como está a paquera após terminar casamento.

Camila Coutinho diz que corpo inchou de estresse em namoro

Influenciadora viveu tensão em relacionamento. Quais reações um boy já te causou?

Assista ao Sem Filtro

Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.

Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.

Veja a íntegra do programa: