Camila Coutinho diz se tem medo de falhar e como aprendeu a se posicionar
Em participação no "Desculpa Alguma Coisa", videocast de Universa com Tati Bernardi, Camila Coutinho conversou sobre o trabalho de influenciadora.
Camila Coutinho: "Gosto muito de estar sempre pensando em projetos. Sinto que tem uma geração mais nova que tem medo do fracasso, medo de ser cancelada, de falhar porque já nasceu com o julgamento em cima. Sou o contrário, vou fazendo e se der m*rda, deu".
Camila contou como passou a se posicionar mais quanto ao seu trabalho.
"Acho que hoje sou mais consciente das minhas escolhas, faço melhor e mais em paz. Eu me vinculava à percepção do outro. Quando você se conhece mais e sabe o que quer, diz não mais fácil".
A influenciadora narrou uma situação que aconteceu pouco antes da pandemia.
Eu pegava 70, 80 aviões por ano e decidi que não dava mais. Falei que escolheria só duas viagens. Daí uma marca luxuosa me ligou me chamando para gravar um comercial de perfume na Europa. Disse que não poderia ir porque tinha me comprometido em não viajar. Camila Coutinho
"Minha amiga que trabalhava na marca perguntou se eu tinha certeza, e eu disse que sim porque se não me comprometer com a minha escolha, vou abrir exceção e não vai dar certo", contou.
Camila apontou ainda um defeito que tem corrigido: ser mais responsável pelas suas decisões. "Quando queria adiar uma coisa e vinha a consequência depois, tinha uma tendência a passar essa responsabilidade para outra pessoa. Horrível e injusto", contou.
Início da marca
Camila lembrou como começou deu início à sua marca de beleza, a GE Beauty.
Camila Coutinho: "Alguém criou uma linha 'Garota Estúpida' (nome do blog de Camila), as leitoras me avisaram e aí, no processo de tirar do mercado, eu estava encantada com a possibilidade de criar também uma linha", disse, referindo-se ao seu blog de moda criado em 2006 e criado o primeiro do Brasil.
"Pensei: 'Talvez seja a minha chave'. Sentia muita falta de um dia a dia de rotina, e aí me deu um empurrãozinho de criar uma marca. Foi ótimo, mas não tenho vontade de ter mais, uma já dá trabalho".
E não foi a primeira vez que Camila tomou uma atitude diante de uma injustiça envolvendo seu nome. "Nunca permiti que as pessoas me fizessem mal, sempre me coloquei bem. Às vezes me faziam de boba, mas eu ia lá e falava. Uma vez fizeram uma comigo na escola, bem séria. Eu descobri a fofoca e subi no palquinho que a professora dava aula e esclareci tudo", finalizou.
Noivado relâmpago e aprendizado com términos
Na conversa, Camila falou das suas experiências em relacionamentos.
Amizade com o primeiro namorado, com quem se casou aos 24. "Não é que não somos amigos, nós nos queremos muito bem, mas não somos amigos, amigos, sabe? Fui muito feliz com esse meu relacionamento, tenho só coisas boas. Foi muito importante, tenho carinho. Dediquei meu livro a ele".
O ex-marido de Camila é o empresário Diego Nunes. Os dois foram casados de 2012 a 2016. Depois disso, ela se envolveu com o administrador João Paulo Pessoa Queiroz, de quem se separou em 2022.
Noivado relâmpago. "Foi uma grande paixão, amei de verdade, fui muito feliz. Mas tem um pouco de coisas que ele precisa trabalhar nele que eu não podia resolver. A gente vai até um certo lugar do querer bem".
Espelho. "O relacionamento é um espelho, você vê o seu bom, se a pessoa é legal e você vê o que precisa melhorar, mas tem que estar disposto a melhorar e querer olhar".
Sobre o que viveu durante as separações, ela conta que terminar o casamento foi um "sofrimento muito grande". "Eu que pedi, mas comecei no relacionamento com 16 anos, minha fase adulta toda foi construída durante isso. Quando acabou não era saudade, era: 'Caramba eu não sei fazer sozinha, como se vive só'?. Foi uma porrada, aprendi muito".
Já na segunda relação, a separação foi "meio no susto". "Foi outro tipo de amadurecimento. Cada vivência vai adicionando. É mais sobre não estar onde não faz bem".
Aprendizados. "Cada relacionamento que eu saio, adiciono uma coisinha que eu olharia em mim".
Corpo inchou por boy
Atualmente solteira, Camila falou sobre seu pretendente ideal e disse que já se separou por causa de ciúme.
Ela disse não ter problema em se envolver com pessoas em um momento diferente de vida, mas prefere homens que esteja construindo algo e que trabalhem suas inseguranças. "Não tenho problema nenhum em me envolver com pessoas em momentos diferentes, acho que o que tem que bater é valor, princípios e planos. Mas se a pessoa tem uma insegurança ali com o trabalho dela e a vida dela, o relacionamento está meio fadado ao fracasso."
Camila Coutinho: "Vivo há 35 anos nesse mundo e tem certos conceitos que pautaram nossas projeções. Gosto de ser cuidada, adoro receber carinho, então, às vezes, não me sentiria bem assumindo todas as responsabilidades do relacionamento, mas não teria problema nenhum em dividir."
Camila disse também o que não consegue tolerar em um relacionamento. "Botar defeito em mim".
A influenciadora contou uma situação vivida por ela. "Tinha um namorado que me estressava tanto que sofri estresse físico, meu corpo inchou. Inflamou. Com 24h de término, eu estava desinchada".
Uma das formas de paquera usada por Camila é o "Instatinder", a paquera por meio do Instagram. "E sabe o que é louco? Não falei que eu estava solteira. Mas as pessoas notam".
Acho que existe um período em que as pessoas que ainda estão em relacionamentos começam a testar como está a aderência no mercado. Começa a postar uma coisa mais quente, uma ação nos stories. Hoje em dia temos opção, mas opção é uma possibilidade se existe uma vontade, senão está lá o Brad Pitt, e ele parece meio mala, e aí tem opção, mas se ele não quiser... As pessoas fantasiam muito e perdem coisas legais. Camila Coutinho
Ela disse ainda ser criteriosa. "Não gosto de preencher lugares. Terminei, poderia estar namorando agora. Mas não vou colocar uma pessoa na minha vida nessa altura do campeonato para preencher, não é sobre isso. Tem que escolher bem".
Camila também contou o que mais admira em um primeiro encontro. "Naturalidade. É muito gostoso você conversar. Também gosto de usar um look que você se sinta bonita, mas confortável. Ser você, se interessar pelo outro".
Relação com a mãe
Questionada por Tati, a empresária e influenciadora explicou por que não fala sobre sua mãe.
Camila Coutinho: "Não é uma pessoa pública, então prefiro não expor. É chato você falar de algo que a pessoa não vai vir falar o lado dela", disse. "E também não quero sair nos instas de fofoca", completou, aos risos.
Camila reforçou a importância de conversar sobre relações que não são saudáveis. "A gente precisa se proteger. Quem sabe a partir de agora eu não começo a falar disso de um jeito mais Camila", afirmou.
Ela reforçou que sua relação com o pai é melhor.
Camila Coutinho: "Os relacionamentos todos não são simples como a gente acha que são. A família, então, é uma coisa muito complexa porque já vem com muitos rótulos".
É um fato notório que o relacionamento com meu pai é muito mais saudável e mais bem resolvido, importante e especial que com minha mãe. É um fato da vida. Tanto eu quanto minha irmã temos uma relação difícil com ela. Camila Coutinho
Cara de pau com Paris Hilton
Camila contou ter usado uma técnica de Anitta para tentar uma entrevista com Paris Hilton.
Camila Coutinho: "Essa semana fui cara de pau. Mandei um direct para a Paris Hilton porque ela me segue e eu queria muito fazer uma capa dela para o Garotas Estúpidas. Por que ela é a musa do GE desde o início. Era ela, a Lindsay Lohan, a Britney Spears, elas eram as it girls do momento", disse, referindo-se ao blog de moda que criou em 2006.
"Anitta faz isso também", disse. "Essas parcerias do início da carreira, era ela quem mandava os directs".
Camila contou ainda outra situação em que usou sua cara de pau pra conseguir algo.
Camila Coutinho: "Na festa de dez anos do Garotas Estúpidas, chamei Anitta para fazer um show. Ela já estava bombando, tinha música internacional".
"Aí ela disse que show não conseguia, mas podia ser DJ. E foi ótimo", completou.
Início da marca
Camila lembrou como começou deu início à sua marca de beleza, a GE Beauty.
Camila Coutinho: "Alguém criou uma linha 'Garota Estúpida' (nome do blog de Camila), as leitoras me avisaram e aí, no processo de tirar do mercado, eu estava encantada com a possibilidade de criar também uma linha", disse, referindo-se ao seu blog de moda criado em 2006 e criado o primeiro do Brasil.
"Pensei: 'Talvez seja a minha chave'. Sentia muita falta de um dia a dia de rotina, e aí me deu um empurrãozinho de criar uma marca. Foi ótimo, mas não tenho vontade de ter mais, uma já dá trabalho".
E não foi a primeira vez que Camila tomou uma atitude diante de uma injustiça envolvendo seu nome. "Nunca permiti que as pessoas me fizessem mal, sempre me coloquei bem. Às vezes me faziam de boba, mas eu ia lá e falava. Uma vez fizeram uma comigo na escola, bem séria. Eu descobri a fofoca e subi no palquinho que a professora dava aula e esclareci tudo", finalizou.
Pai a ajudou a ter autoestima
Questionada se acha que incomoda por ser uma mulher em posição de poder, Camila responde que sim, mas que não era algo que percebia. "Fui criada de uma maneira em que a minha figura paterna sempre respeitou muito minhas opiniões e minhas loucuras. Vindo desse lugar, é muito difícil me sentir intimidada. Sou validada desde criança", afirmou
"É claro que recebem de maneira mais incômoda quando são corrigidos por uma mulher, é fogo, às vezes você fica de grossa."
Camila disse acreditar que o amor do seu pai proporcionou uma blindagem para ela enfrentar dúvidas sobre sua própria capacidade.
9 e ½ perguntas de amor
Assista à íntegra do programa:
O programa "Desculpa Alguma Coisa" vai ao ar às quartas, às 20h, no Canal UOL, no YouTube de Universa e em plataformas de áudio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.