7 em cada 10 brasileiras dizem que existe motivo para homem bater em mulher
Para 75,79% das mulheres brasileiras existe alguma justificativa para o homem bater na esposa, e esse índice é de 75,56% entre os homens. O Sem Filtro de hoje (13) mostra os dados mais recentes do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento).
A pesquisa, que faz parte do relatório do Índice de Normas Sociais de Gênero, aponta o mesmo percentual entre as mulheres que acreditam não haver nenhuma justificativa para a prática do aborto. No cenário mundial, em média, 25% da população acredita que é justificável um homem bater na esposa.
O índice de brasileiros que declararam ter pelo menos um preconceito de gênero é de 84,5% e 39,91% acreditam que homens são melhores políticos do que mulheres e que merecem ter mais direitos.
A conclusão do INSG é de que não houve melhorias nas crenças que subjugam mulheres na última década.
Para Semayat Oliveira, esses dados assustadores revelam que vivemos uma cultura da violência contra a mulher, e para combatê-la é preciso fortalecer a educação. "Isso acaba convencendo até a nós mesmas de que precisamos ser punidas. E isso não pode acontecer", afirma durante o Sem Filtro.
Já a jornalista Cris Fibe diz que os números mostram que há uma ideia na sociedade de que mulheres têm, de fato, menos direitos e que, às vezes, merece sofrer violência. "É assustador", afirma.
Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro"
Drogas são usadas para estuprar mulheres: 'Sobrevivi por milagre'
A estudante universitária Franciane Andrade, 24, conta ter sido uma vítima de uma "droga do estupro". Durante o programa, Fibe fala sobre estupro de vulnerável.
33% dos brasileiros passaram Dia dos Namorados comemorando com amante na hora do almoço
Pesquisa feita pelo Gleeden, plataforma para casos extraconjugais, revelou que no Dia dos Namorados, ontem (12), 33% dos brasileiros passaram a data com o ou a amante.
Projetos interferem no direito ao aborto: 'Não podemos correr risco de ter perdas para mulheres'
Deputados do Mato Grosso criaram uma frente parlamentar e um projeto de lei para dificultar o acesso ao aborto. Segundo levantamento feito pelo Sem Filtro, em pelo menos quinze estados brasileiros existem frentes parlamentares como essa.
'É um peso que sai dos ombros da vítima', diz Fibe sobre caso de assédio no The Guardian
Ex-comentarista de política do "The Guardian" Nick Cohen, 62, foi acusado de assédio sexual por pelo menos sete mulheres que trabalharam no jornal britânico
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.