Menos química, por favor! Como lavar o cabelo com práticas low poo e no poo
Cosméticos com fórmulas mais leves, sem carregar em ativos químicos e sintéticos —como sulfatos, silicones e parafina líquida —ganham cada vez mais adeptas.
As práticas do no poo e do low poo retratam bem essa mudança de hábito, em novas formas de limpar o cabelo sem abrir mão da proteção e da hidratação natural dos fios.
Low poo
Quem adota o estilo low poo deixa de usar xampus à base de emulsionantes, silicones, parafina líquida e outros ativos derivados do petróleo.
A ideia é optar por produtos sem sulfato em sua composição —uma espécie de detergente, que usado em grandes quantidades, como nos xampus normais, retira a gordura natural da camada lipídica e do couro cabeludo, provocando ressecamento.
A proposta é limpar sem retirar os óleos naturais com esses produtos específicos e pode ser aplicada em todos os tipos de fio, do liso ao cacheado.
Conheça estes shampoos
No poo
Já os resultados do no poo, sem xampu, aparecem melhor nos cabelos mais grossos, frisados e que não mantém a umidade natural, como os cacheados. As donas de fios finos e muito oleosos devem evitar.
Neste caso, a higienização é feita com a técnica do co-wash. O protagonista é o condicionador. Aqui, a preferência também é por produtos sem sulfato, silicone e derivados de petróleo. Opte por fórmulas com ativos naturais, como manteiga de karité e aloe vera.
Mas atenção: o uso deve ser feito apenas no comprimento e nas pontas. Para potencializar a hidratação, aposte em máscaras uma vez na semana.
Veja estes produtos de co-wash
Como começar
O mais importante para quem nunca passou pela experiência é aderir a esse estilo de maneira gradativa. Dê um passo de cada vez.
- Primeiro, evite finalizadores, para acabar com resíduos químicos nos fios e couro cabeludo;
- Inicie a adaptação pelo processo low poo. Isso dará tempo de você avaliar os benefícios e saber se quer passar ao próximo passo;
- Se quiser testar o no poo, aposte em um detox do couro cabeludo antes para uma limpeza profunda, desobstruindo os poros;
- Os cabelos acostumados a processos químicos podem demorar para exibir os efeitos. Não desanime, pois os resultados aparecerão, em forma de fios mais saudáveis e hidratados.
*Conteúdo publicado originalmente em 13/02/2018.
Quer ficar por dentro das principais ofertas da internet? Acompanhe o Monitor de Ofertas UOL, que seleciona diariamente grandes descontos em diversos produtos. Siga o Monitor de Ofertas também no Twitter.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.