Topo

Menos química, por favor! Como lavar o cabelo com práticas low poo e no poo

Mulheres com cabelos cacheados devem sentir mais benefícios da técnica no poo - iStock
Mulheres com cabelos cacheados devem sentir mais benefícios da técnica no poo Imagem: iStock

Rodrigo Cintra

Colaboração para Universa*

30/06/2023 04h00

Cosméticos com fórmulas mais leves, sem carregar em ativos químicos e sintéticos —como sulfatos, silicones e parafina líquida —ganham cada vez mais adeptas.

As práticas do no poo e do low poo retratam bem essa mudança de hábito, em novas formas de limpar o cabelo sem abrir mão da proteção e da hidratação natural dos fios.

Low poo

Quem adota o estilo low poo deixa de usar xampus à base de emulsionantes, silicones, parafina líquida e outros ativos derivados do petróleo.

A ideia é optar por produtos sem sulfato em sua composição —uma espécie de detergente, que usado em grandes quantidades, como nos xampus normais, retira a gordura natural da camada lipídica e do couro cabeludo, provocando ressecamento.

A proposta é limpar sem retirar os óleos naturais com esses produtos específicos e pode ser aplicada em todos os tipos de fio, do liso ao cacheado.

Conheça estes shampoos

Para cachos

Neutro

Para cabelos coloridos

Que combate o frizz

No poo

Já os resultados do no poo, sem xampu, aparecem melhor nos cabelos mais grossos, frisados e que não mantém a umidade natural, como os cacheados. As donas de fios finos e muito oleosos devem evitar.

Neste caso, a higienização é feita com a técnica do co-wash. O protagonista é o condicionador. Aqui, a preferência também é por produtos sem sulfato, silicone e derivados de petróleo. Opte por fórmulas com ativos naturais, como manteiga de karité e aloe vera.

Mas atenção: o uso deve ser feito apenas no comprimento e nas pontas. Para potencializar a hidratação, aposte em máscaras uma vez na semana.

Veja estes produtos de co-wash

Da Lola Cosmetics

Da Wella

Da Inoar

Da Widi Care

Como começar

O mais importante para quem nunca passou pela experiência é aderir a esse estilo de maneira gradativa. Dê um passo de cada vez.

  • Primeiro, evite finalizadores, para acabar com resíduos químicos nos fios e couro cabeludo;
  • Inicie a adaptação pelo processo low poo. Isso dará tempo de você avaliar os benefícios e saber se quer passar ao próximo passo;
  • Se quiser testar o no poo, aposte em um detox do couro cabeludo antes para uma limpeza profunda, desobstruindo os poros;
  • Os cabelos acostumados a processos químicos podem demorar para exibir os efeitos. Não desanime, pois os resultados aparecerão, em forma de fios mais saudáveis e hidratados.

*Conteúdo publicado originalmente em 13/02/2018.

Quer ficar por dentro das principais ofertas da internet? Acompanhe o Monitor de Ofertas UOL, que seleciona diariamente grandes descontos em diversos produtos. Siga o Monitor de Ofertas também no Twitter.

Rodapé content commerce -  -