Maquiagem que cuida da pele funciona? Marcas investem na dupla função
Não basta ser bom, é necessário fazer bem para a pele. A Mintel, referência global em pesquisas de mercado, classificou como uma das tendências do mercado de cosméticos de 2023 a medicalização da beleza, a busca do consumidor por produtos que também prometem benefícios à pele, além da make em si.
O mercado acompanha a tendência. "À medida que as pessoas reconsideram seus hábitos de consumo, as marcas passaram a incrementar e trazer inovações para as suas linhas de maquiagens", diz Jessyca Pereira, coordenadora de marketing da KISS New York. É cada vez mais comum vermos empresas divulgando seus lançamentos de maquiagem dando destaque aos benefícios que estão atrelados a eles durante seu uso.
"Os consumidores estão investindo mais em produtos eficazes nos cuidados com a pele e estendem essa necessidade à maquiagem. Unir skincare com a make é a solução", explica Heloisa Sanchez, formadora de maquiagens de Lancôme e da Yves Saint Laurent. A YSL lançou em 2023, por exemplo, o batom Rouge Pur Couture The Bold, que tem 40% de ingredientes dedicados aos cuidados dos lábios em sua composição.
Para Joyce Quenca, diretora de pesquisa e desenvolvimento e cofundadora da Biodiversité Labs e da Biodiversité Couleurs, marca de maquiagem feita 100% à base de plantas, a make já foi a vilã do skincare, mas hoje não precisa mais carregar esse estigma. "As marcas que estiverem com a formulação alinhada com a tendência clean beauty e plant based serão destaque", explica
De acordo com o Chameleon Pharma Consulting Group, consultoria especializada na área de beleza, o Brasil é o quarto maior mercado em consumo no ramo, que envolve também cuidados pessoais, do mundo. Fica atrás apenas de Estados Unidos, Japão e China e representa quase 10% do mercado global dessa área.
O mix de ativos tem outro benefício: no bolso. Com produtos multifuncionais, acaba-se gastando menos. "É possível ter uma rotina otimizada, mais rápida e sustentável com menos itens", explica Denise Coutinho, diretora de marketing Natura Brasil.
Combinação aprovada para a saúde
Para a dermatologista Maria Eduarda Pires, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o mix beleza e cuidado faz bem para a pele. "Os produtos multifatores são realmente uma tendência, são benéficos e facilitam a vida dos usuários", diz. Segundo ela, alguns princípios ativos, como ácido hialurônico e vitamina E, por exemplo, são substâncias que enriquecem as maquiagens.
A marca O Boticário acaba de lançar em sua linha de maquiagem Make B. Glycolic TX, que promete reduzir as manchas da pele em até oito semanas de uso contínuo, além de contar com FPS 50. "Quando falamos da importância de ter um item de maquiagem que cuida do rosto, temos a clareza de que ele será complementar na rotina de cuidados faciais, e não serve substituí-la", explica Mirele Martinez, diretora de categorias de maquiagem do Grupo Boticário.
"Apesar de a proteção solar ser o passo mais importante para a saúde da pele, muitas pessoas ainda negligenciam seu uso no dia a dia. Quando ela já vem dentro da maquiagem, simplifica a rotina e torna esse hábito mais fácil de ser implementado", explica Tarsila Mendonça, CEO e fundadora da Ollie, marca de produtos multifuncionais com alta proteção solar.
Mas apesar de toda essa ajuda, o skincare tradicional não pode ser abandonado. "Não passamos o tempo todo com a maquiagem no rosto. A rotina de cuidados é um processo básico que funciona desde a higienização até a tonificação da pele, e isso não será substituído pelas makes", reforça Maria Eduarda.
Veja abaixo alguns produtos:
Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":
João de Deus: pena chega a 370 anos, mas ele está em casa
Além de falar sobre a medicalização da beleza, o programa "Sem Filtro" de hoje (11) abordou os novos desdobramentos do caso do autointitulado médium João de Deus. Em prisão domiciliar desde o início da pandemia, ele foi condenado em mais três processos, na segunda-feira (10), pelos crimes de estupro de vulnerável e violação sexual mediante fraude contra oito mulhere. A soma de suas penas já chega a quase 400 anos.
João de Deus: "Relatos são muito cruéis", diz Fibe
Durante o programa, a jornalista e especialista em cobertura de gênero Cristina Fibe, autora do livro "João de Deus: o Abuso da Fé" (ed. Globo Livros), contou que os relatos das vítimas, entre elas menores de idade, pessoas com deficiência e mulheres acamadas, são cruéis.
"Mais uma vez um homem adulto é acusado de um crime gravíssimo", diz Semayat Oliveira
O ex-BBB Felipe Prior foi condenado no sábado (8), em primeira instância, a seis anos de prisão em regime semiaberto por um estupro cometido em 2014 —a defesa alega que ele é inocente. Mas essa não é a única acusação contra ele. Prior responde a outras três denúncias de violência sexual. Semayat Oliveira, jornalista e consultora do podcast "Mano a Mano", lamentou o caso. "Mais uma vez um homem adulto sendo acusado de um crime gravíssimo, e há pessoas que ainda colocam mensagens [nas redes sociais] de que 'vai dar tudo certo'", falou. "Parece que nenhuma violência contra as mulheres é forte o suficiente para colocar em dúvida a credibilidade de um homem", acrescentou.
"Consentimento tem que ser dado o tempo inteiro", afirma Cris Fibe
Cris Fibe comentou a alegação da defesa de Prior de que a vítima havia consentido com a relação no começo e que, por isso, não tem como ser caracterizado crime. "O consentimento tem que ser dado o tempo inteiro. Se a mulher ficar desconfortável com alguma situação, por qualquer razão, não precisa se justificar. Se a mulher mudar de ideia e dizer não, o que acontecer a partir daquele momento é considerado estupro."
Reality show usa inteligência artificial para colocar fidelidade à prova
A Netflix lançou recentemente um reality show chamado "Deep Fake Love". No programa, pessoas são colocadas de frente com imagens de seus parceiros flertando ou beijando outros. No entanto, algumas cenas são feitas por inteligência artificial, outras não, e cada um precisa dizer se o namorado ou namorada está realmente traindo ou se é deep fake.
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.