Astrid Fontenelle conta como se preparou para menopausa, que começou aos 44
A apresentadora Astrid Fontenelle, 62, contou a Universa que começou a sentir os sinais da menopausa aos 44 anos. Em um evento da marca de cosméticos Vichy, disse que foi a partir do sofrimento de uma amiga que passava por essa fase que começou a entender a importância de se preparar desde cedo.
"Essa amiga era uns cinco anos mais velha, estávamos andando de carro conversível, em Salvador, e ela gritou: 'Bateu'. Fiquei procurando o que tinha batido, e era o tal do fogacho. O incrível é que nenhuma mulher consegue descrever a sensação. É um fogo interno que arde e dói. Ela estava desesperada, suando em bicas e depois com frio", disse Astrid.
O episódio a fez procurar sua ginecologista, que disse estar muito cedo para pensar sobre o assunto. Mas a apresentadora disse que começou um tratamento hormonal, assim que sentiu o primeiro fogacho, mesmo após a conversa com a médica. Viu, então, os sintomas minguarem. "Tive pouquíssimos episódios de fogacho e também pouca queda de cabelo, mau humor, estado de raiva ou ressecamento na pele", explicou a apresentadora
"Menopausa é uma certeza na vida da mulher. Muitas vão sentir sintomas como sudorese noturna, insônia, fogachos, aumento do peso corporal, falta de libido e ressecamento vaginal. Mas há como amenizar, sim", diz a ginecologista e especialista em reprodução humana Carla Iaconelli. Para ela, o mais importante é não se automedicar.
"O ideal é ter uma alimentação adequada, fazer exercícios físicos e controlar o estresse. Essas atitudes podem amenizar os sintomas da menopausa. Para quem já tem fogachos temos tratamentos fitoterápicos e para o ressecamento vaginal, o laser. Mas é necessário procurar um médico", destaca Carla.
Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do "Sem Filtro":
Xuxa: 'Marlene queria que eu morresse cedo'. Como reconhecer mulher abusiva?
Em "Xuxa: o Documentário", da Globoplay, e em entrevistas para comemorar seus 60 anos, Xuxa tem revelado detalhes sobre a relação nociva com sua ex-empresária, Marlene Mattos. Cris Guterres, colunista de Universa e apresentadora da TV Cultura, ressaltou a importância de ficarmos alerta porque o abuso pode acontecer em qualquer relação, seja com amigas, entre mãe e filha e no trabalho. "Não se limita a relacionamentos amorosos", lembrou.
Saul Klein é condenado a R$ 30 milhões por escravidão sexual de mulheres
O empresário Saul Klein foi condenado pela Justiça do Trabalho a pagar R$ 30 milhões por tráfico de garotas para escravidão sexual. Semayat Oliveira, jornalista e consultora do podcast "Mano a Mano", acredita que a sociedade brasileira como um todo já se posiciona para que casos como esse não fiquem mais impunes.
Brasileiros querem começar relacionamento no inverno
O aplicativo de relacionamentos Inner Circle revelou que 70% dos brasileiros acham que as pessoas são mais propensas a começar um relacionamento no inverno porque se sentem mais solitárias nos meses mais frios, e 42% admitiram sentir mais vontade de ter um relacionamento no inverno.
Assista ao Sem Filtro
Quando: às terças e sextas-feiras, às 14h.
Onde assistir: no YouTube de Universa, no Facebook de Universa e no Canal UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.